sexta-feira, 25 de janeiro de 2013





                          "A CIDADE SONHADA"
                  Dra Nísia Campos lança livro histórico em Apiacá


Dra Nísia Campos Teixeira Kneipp


Em noite histórica para o vizinho município capixaba de Apiacá e para a região, foi lançado na noite do dia 14 de dezembro, no Salão da Câmara Municipal de Vereadores, o livro "A CIDADE SONHADA", com textos compilados pela da dra. Nísia Campos Teixeira Kneipp, presidenta do ILA (Instituto de Letras e Artes dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo).


Capa do livro "A Cidade Sonhada"



Sob os auspícios do ILAC (Instituto de Letras e Artes de Carabuçu), presidido pelo dr. Rubens Soares Oliveira,  e do Conselho Municipal de Cultura de Bom Jesus do Itabapoana, a obra foi o resultado de uma minuciosa pesquisa realizada pela autora a partir de coluna escrita pelo apiacaense José de Castro Silveira, "Noticiário de Apiacá", e publicada no jornal O Norte Fluminense ao longo de mais de  20 anos. José de Castro Silveira, conhecido como Belote, é pai de Sebastião Kneipp de Oliveira Filho, marido de dra. Nísia Campos, e sua coluna prosseguiu com Carlos Cunha, após seu falecimento.

Dr. Rubens Soares Oliveira, presidente do ILAC


Ao trazer à lume os artigos escritos por Belote, dra. Nísia Campos resgata não apenas o nome do colunista apiacaense, mas também parte da história do município vizinho, permitindo um olhar singular sobre a realidade da sociedade na época.

Sebastião Kneipp de Oliveira Filho, esposo de dra. Nísia Campos

Este é o primeiro volume da série, que abarca as publicações relativas aos anos de 1969, 1968, 1967 e 1966. Dra. Nísia procurou, assim,  levar o leitor  a ter uma dimensão da importância do escritor e do genitor deste, o Coronel Gabriel da Silveira, conhecido como Coronel Santinho, a partir das matérias constantes das últimas publicações. Esio Martins Bastos, fundador de O Norte Fluminense, escreveu por ocasião do passamento de Belote: "... perde o nosso jornal, com o falecimento de Belote, um dos seus mais eficientes colaboradores, pois há mais de vinte anos era o nosso representante em Apiacá, tendo nesse prolongado espaço de tempo prestado relevantes serivços à nossa folha".



Dra Nísia e seu pai, Hildebrando José Teixeira



Dra Nísia explicou que a coluna sobre Apiacá passou a ser publicada com a "edição de no. 216, de 12 de agosto de 1951, quando o jornal contava com os seus cinco anos de circulação, pelas mãos do então correspondente José de Castro Silveira. Em 11 de agosto de 1968, edição 965, página 4, na véspera de completar seus 18 anos de publicação, Belote, com a saúde abalada, encerrou o Noticiário de Apiacá", sendo substituído por Carlos Cunha.

Dra Paula, Dra. Nísia, Hildebrando e dr. Gino

Na contracapa da obra, outro texto de Esio Bastos publicado no 1o. exemplar do jornal O Norte Fluminense, em 15 de dezembro de 1946,  intitulado "Apiacá e seu progresso", alude ao pai de Belote, asseverando que o "Coronel Gabriel da Silveira, conhecido como Coronel Santinho, doou um terreno para que o Estado construisse um moderno ginásio".  Nessa edição do jornal, fora publicada uma rara foto do Coronel Santinho, que restou replicada no livro.

Parte do público presente ao lançamento de "A Cidade Sonhada"


A publicação de "A CIDADE SONHADA" bem que poderia ser chamada de "AO MARIDO AMADO", pois se trata de uma obra com evidente homenagem de dra. Nísia a seu marido, que, por sua vez, apaixonado também por sua cidade natal, se emocionou com lágrimas, ao lembrar do pai e do avô.


Concorrida noite de autógrafos

Por ocasião da solenidade, estiveram presentes,entre outras pessoas, Paula Aparecida Martins Bastos - Pró-Reitora de Extensão do IFF, Dr. Gino Martins Borges Bastos, Promotor de Justiça,
Regina Lucia Alves Goulart Marques, secretária e tesoureira do jornal A Voz do Povo, Aura Maria Lamha Carneiro e Neuza Maria de Siqueira Nunes, representantes do ILA, Barbara Silva, presidenta do Lions Club, de Bom Jesus do Itabapoana, Alexis Delaine Lima Ferreira, presidenta do Conselho Municipal de Educação/BJI,  Maria Áurea Megre Mansur Hobaica, representando o sr. Joaquim Moreira Megre, Magda Coura Berbert Torres, professora de História de Manhuaçu (MG) e descendentes do Capitão Santinho e do seu filho Belote.


 DO LIVRO "A CIDADE SONHADA"

Segue excerto de texto da edição de 18/05/1969 de O Norte Fluminense  reproduzido em "A Cidade Sonhada".

JOSUÉ DE CASTRO SILVEIRA (BELOTE) - Esio Bastos

Em Niterói, onde se encontrava em tratamento, após prolongada enfermidade, faleceu no dia 13 último, o nosso prezado amigo  e dedicado colaborador José de Castro Silveira (Belote), figura exponencial do município capixaba e Apiacá...José de Castro Silveira, que desaparece aos 69 anos de idade, dedicou toda a sua útil existência a bem servir a sua Apiacá, donde jamais se ausentou, tomando parte decisiva em todos os empreendimentos relacionados com o progresso e bem-estar da comunidade. Cidadão prestante, vivia a resolver os problemas alheios, dedicando-se de corpo e alma ao próximo, preceito cristão  que sempre honrou despretenciosamente... 









Nenhum comentário:

Postar um comentário