sexta-feira, 26 de julho de 2013

CAFÉ DE VARRE-SAI É CULTURA





Embalagens do café de Varre-Sai transmitem cultura



Varre-Sai é o maior produtor de café do Estado do Rio de Janeiro, desde 1993. Esta é a informação que traz a embalagem do Café Patusco, produzido no mais italiano município fluminense.

Desde a chegada da colônia italiana na região, foi implantado o sistema de colonato, que visava a substituição da mão de obra escrava. Dotados de uma imensa "Forza" de trabalho, espalharam pelas montanhas da região cada vez mais lavouras de café. É o que nos explica o invólucro do Café Forza.

O hábito de café como bebida teve sua origem em Kaffa, no reino da Abissínia (atual Etiópia) por volta de 850 AC. Porém seu cultivo iniciou-se na Arábia, o que originou o nome de nosso café "Café Arábica". A palavra café é originada de CAHUE, que em árabe signfica FORÇA. É o que nos explica a embalagem do Café Ke-Sai.

A marca do Café Monte Azul, por sua vez, iniciou sua história na região Noroeste Fluminense, em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, na antiga Fazenda Monte Azul, propriedade cafeeira do século XIX. Esta tradição inspirou e deu origem ao nome Café Monte Azul, que iniciou seu processo industrial em 1960, visando atender as necessidades do pequeno mercado regional. Em 2010, o Grupo Carvalho adquiriu esta marca, firmando respeito e admiração a todos seus fiéis consumidores que nos ajudaram a construir a antiga história e as que estão por vir. Este é o relato que consta no recipiente do Café Monte Azul.

Varre-Sai, cidade situada no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, teve a origem de seu nome ligada ao transporte do café feito por tropeiros vindos dos cafezais da Zona da Mata Mineira que atravessavam a muralha exuberante e perigosa da Mata Atlântica até o litoral. Na primeira metade do séc. XIX, Varre-Sai era apenas "uma parada", em uma dessas trilhas. Um "rancho", cuja proprietária era Dona Inácia, usada para pernoite. Dona Inácia nada cobrava pela permanência dos tropeiros, apenas pedia queseguissem o costume daquele "rancho", appós o uso: VARRER E SAIR! Mais tarde, o lugar passou a ser conhecido como VARRE E SAI. Hoje, apenas... VARRE-SAI. Este é o texto da embalagem do Café Vargas.

A qualidade do café produzido em Varre-Sai, aliada à preocupação em transmitir cultura, faz do mesmo um atrativo a mais para o consumidor.

2 comentários:

  1. http://carlosjorgepedagogo.blogspot.com.br/2013/07/municipio-de-bom-jesus-do-norte-no.html

    ResponderExcluir
  2. Varre-Sai foi declarado "Capital do Café" no estado do Rio de Janeiro em recente projeto de autoria do Dep. Janio Mendes aprovado pela ALERJ. Veja mais:
    a) http://natividadefm.com.br/alerj-aprova-lei-que-torna-varre-sai-a-capital-estadual-do-cafe
    b) http://oresumodanoticia.wordpress.com/2013/10/29/varre-sai-bate-recorde-na-safra-de-cafe/

    ResponderExcluir