segunda-feira, 5 de agosto de 2013


PREFEITA BRANCA MOTTA ATENTA CONTRA A HISTÓRIA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA



Em comunicado oficial, por ocasião da proximidade da tradicional Festa de Agosto, a prefeita Branca Motta está divulgando, com todas as letras, que a festa está relacionada com a emancipação de Bom Jesus do Itabapoana, o que constitui uma inverdade histórica.

Com efeito, a 1a. emancipação política de Bom Jesus do Itabapoana ocorreu no dia 25 de dezembro de 1890, graças ao Decreto no. 150 assinado no dia 24 de novembro do mesmo ano, pelo Governador Francisco Portela.

A 2a. e definitiva emancipação de nosso município ocorreu no dia 1o. de janeiro de 1939, decorrente do Decreto-lei no. 633 de 14 de dezembro de 1938, emanado pelo Governador Amaral Peixoto.

Assim, no dia 25 de dezembro do ano passado, Bom Jesus comemorou 122 anos de sua 1a. Emancipação, e no dia 1o. de janeiro de 2014, comemorará 75 anos de sua 2a. Emancipação. 

Bastaria a prefeita ter o cuidado de ler o site oficial da própria Prefeitura Municipal  para que não assinasse o atestado de ignorância histórica.


http://portal.cnm.org.br/portal1/municipio/historia.asp?iIdMun=100133012










Um comentário:

  1. Muito oportuno este atrigo!Francamente...Depois de atestarmos a incompetência na nomeação das ruas, digo, na reforma das placas que nomeiam as ruas, não era de se esperar outra coisa. Tenho a impressão que aquilo ali não passou de estratégia comercial. Placas horrorosas e mal feitas! Na Av. Fassbender é possível notar, num extremo daquele logradouro, uma placa onde está escrito: Av. Frassbender... Em algumas delas a propaganda do comércio é, às vezes, maior do que o que se destina a placa. Mas dos males, com certeza, este é o menor!

    ResponderExcluir