UMA NETA DO INTENDENTE MANOEL ANTONIO DE AZEVEDO MATTOS (IV)
Ruth Fragoso de Azevedo Silveira |
O esposo de Ruth, Acyr Rodrigues Silveira, foi professor de Inglês, no Colégio Rio Branco, por 3 anos e 8 meses. Ele nasceu em Iuru, atualmente José Carlos, distrito de Apiacá (ES).
Segundo Ruth, "em 1950, comecei a trabalhar no Colégio Rio Branco, como secretária. Eu nunca tinha trabalhado antes. Foi ali que eu percebi que tinha a capacidade de fazer outras coisas. Neste mesmo ano, Acyr foi também trabalhar no Colégio, como professor de Inglês. Foi aí que passamos a nos conhecer. O Rio Branco, portanto, tem tudo a ver com a história de nossas vidas. Devo registrar, ainda, que tanto eu como Acyr estudamos o Ginásio nesse tradicional educandário", salientou.
Ruth e Acyr, namorados, em 1953 |
Segundo Ruth, " Acyr fora aprovado em concurso para o Banco do Brasil, e, por isso, foi trabalhar no município de Jacarezinho, no Paraná ".
Acyr e colegas de trabalho do Banco do Brasil, em Jacarezinho, Paraná, em 1955 |
O casamento de Ruth com Acyr ocorreu no dia 12 de junho de 1955: " casamo-nos no cartório de Bom Jesus do Norte (ES), na casa de Mário Silveira, pai de Acyr. No dia 13, casamo-nos na Igreja Matriz de Bom Jesus do Itabapoana, em celebração do Padre Ovídio", registrou.
Três fotos do casamento
José de Azevedo, Hermínia, Ruth, Acyr, Maria Antonieta e Mário Silveira. |
Em pé: Acyr, Ruth, Otávio Faeti, Elziera, Alzira e Laura. Sentados: Maria de Lourdes, Mário, Antonieta, Eloísa Helena e Mria de Lourdes. |
Após o casamento, "fomos residir em Jacarezinho. Moramos cerca de um ano na terra paranaense, porque Acyr conseguiu transferência para Bom Jesus, onde se aposentou, tempos depois", assinala.
Ruth e Acyr tiveram 6 filhos: Luzia Maria, casada com Paulo Xavier, Lídia, casada com Carlos Augusto Tavares, Amintas, casado com Verônica, Silênia, casada com Rubens Rangel, Nereida, e Adriano.
Ruth e Acyr com o cetro e a coroa recebidos em sua casa, por ocasião da Festa do Divino Espírito Santo em 1994 |
Acyr aposentou-se em Mimoso do Sul (ES) e passou a cuidar da Fazenda Santa Fé, que comprara de seu pai. Quando adoeceu, contudo, acabou vendendo-a. Acyr faleceu em 04/10/2004 e a fisionomia de Ruth se entristece ao lembrar desta data.
"Meu Ló, querido, muitas saudades. Um ano sem ele", escreveu Ruth no verso da foto, em 14/10/2005 |
(continua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário