quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014




RECITAL DE PIANO E DE EMOÇÕES

  
Thadeu Almeida: " é uma alegria tocar em casa" 


  O jovem pianista bonjesuense Thadeu de Moraes Almeida protagonizou momentos raros de deleite espiritual, no recital realizado no dia 21 de fevereiro passado, no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), em Bom Jesus do Itabapoana (RJ).

Público marcou presença no auditório do ECLB



Alexandre Bartholazzi, aluno de Thadeu Almeida, impressionou o público

O espetáculo foi precedido pela apresentação de um de seus alunos, Alexandre Bartholazzi, que impressionou o público com as músicas de Kvon Goo-Hee, Paul de Senneville e Henriy Mancini.



Thadeu Almeida: "Isso é dom de Deus, e temos de cuidar dos dons com carinho"

Thadeu Almeida, em seguida, em noite inspirada, apresentou músicas de Bach, Beethoven, Brahms, Chopin, Kachaturian, Homero de Sá Barreto e Villa-Lobos.

Aplaudido de pé, ao final, Thadeu finalizou o evento, emocionado, afirmando que "Isso é dom de Deus, e temos que cuidar dos dons com carinho. É uma alegria tocar em casa, como agora pude fazer, na presença de minha família e dos amigos. Isso tudo é amor".

Thadeu Almeida e dona Nina


A pianista Georgina Mello Teixeira, a dona Nina, mestra de gerações de pianistas, era outra que não escondia a emoção: "Sentimos a presença de Deus entre nós. Fomos levados às alturas", exclamou.

Revmo. Padre Ivoli Latrônico, pároco da Paróquia Pessoal Senhor Jesus Crucificado e Imaculado Coração de Maria, e Irmãs de Caridade prestigiaram o evento


A munizfreirense Rita de Cássia Cogo também se mostrava encantada: "enquanto as pessoas aplaudiam, eu estava totalmente absorvida, ainda viajando pelos sublimes acordes do piano".

Este foi o primeiro recital de piano de Thadeu Almeida, após sua colação de grau na Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Cultura musical e pianística tem tradição em Bom Jesus do Itabapoana
  
 Thadeu Almeida iniciou seus estudos de piano aos 12 anos, na escola de Música JEMAJ MUSICAL, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), com a professora Anizia Maria Aguiar Pimentel dos Santos. Pouco tempo depois, se destacava entre os da sua classe, tendo sido laureado por três anos consecutivos em concursos patrocinados pela Escola.



 Augusto, afilhado de Thadeu, filho de Gabriela Degli Esposti Dutra e  Jaime Dutra

Posteriormente, foi Bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), classe da Profa. Tamara Ujakova, e mestrando no Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Neste Programa, de acordo com seus interesses na área de pesquisa musicológica, em especial sobre a música brasileira, integra o projeto de pesquisa "Patrimônio Musical Material: investigação de fontes e reconstrção do discurso histórico", coordenado pela Profa. Dra. Maria Alice Volpe.
Thadeu Almeida e Padre Adriano Alves Bontura

Thadeu informou que, entre as diversas atividades às quais se dedica, está se debruçando a resgatar o trabalho de Homero de Sá Barreto.
 O recital de piano de Thadeu Almeida  constituiu um protótipo evidente do modelo de cultura que as sociedades bonjesuense e vizinhas apreciam e exigem, em oposição à cultura de massas imposta pelos grandes meios de comunicação, que degrada o ser humano.


Thadeu e as gerações de pianistas:  Elisa Meneses Xavier, Ana Luíza Xavier, dona Nina e sua sobrinha Maria Bernadete



Nenhum comentário:

Postar um comentário