quarta-feira, 26 de julho de 2017

UMA VILA CHAMADA AMOR





Quem passa diante de um prédio azul localizado na Rua Aristides Figueiredo, no Bairro Pimentel Marques, jamais imaginará que, por trás de uma de suas portas, está uma obra inspirada há 400 anos atrás, em uma cidade da França.

Com efeito, há 400 anos atrás, Vicente de Paulo - que foi ordenado padre aos 19 anos de idade - conclamou os fieis a ajudarem uma família pobre da paróquia onde tinha se fixado. A resposta foi imediata e a família foi salva. A partir desta experiência, Vicente percebeu que a caridade, para ser concreta, deveria estar devidamente organizada.


É por isso que, neste ano de 2017, comemora-se os 400 anos da carisma vicentino. Com seu modo de agir, a Família Vicentina tem colaborado, de modo especial, para a transformação da sociedade.


A Vila Vicentina de Bom Jesus do Itabapoana, que pode ser considerada como a Vila do Amor, foi fundada há cerca de 30 anos atrás, e é constituída de 19 habitações simples, mas cheias de dignidade.


O casal Antonio Oliveira de Moraes - que completará 88 anos em outubro - e Ivanir Andrade Moraes - que fará 80 anos em setembro - residem no local desde o dia 22/10/1980. "Ajudei a terminar a casinha onde moro até hoje", diz Antonio, que nasceu em Sacramento, enquanto Ivanir nasceu na Fazenda das Areias, em Pirapetinga de Bom Jesus. 


Jacira Vicente da Silva, viúva, reside na Vila com seu filho João Batista Alves da Silva há cerca de 20 anos.


Gerildo Alves, de 69 anos, tem domicílio no local há cerca de 10 anos.


Rosa Cristina Alves da Silva mora na Vila com sua filha Daiane, há 9 anos, enquanto Maria Aparecida Alves da Silva reside no local há cerca de 8 meses.


O ponto comum entre todos é o relato da vida tranquila que levam, assim como as condições favoráveis para se manterem ali.


Segundo André Luiz de Oliveira, que é vicentino há 25 anos, "nossa entidade busca colocar em prática a caridade, com ações em favor dos mais necessitados. Em Bom Jesus do Itabapoana, temos três conferências: a de São Sebastião, São José Operário e São Vicente de Paulo. Uma quarta, a da Santa Terezinha, deve ser restabelecida em breve ", ressaltou.


Conhecida como SSVP, a Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada em Paris (França), no ano de 1833, por Frederico Ozanan - que tinha 20 anos à época -  e outros companheiros, como instituição de serviço voluntário de promoção humana e assistência social.

No Brasil, foi estabelecida com a instalação da Conferência São José do Rio de Janeiro, no dia 16/11/1872.

Em Bom Jesus do Itabapoana, a Conferência Vicentina fundou o Hospital São Vicente de Paula no dia 6 de janeiro de 1925. Onze anos depois, a Conferência transferiu o Hospital para o Centro Popular Pró-Melhoramentos, que havia sido fundado no dia 02/08/1936.


Hoje, os vicentinos têm motivo para comemorar. Perseverantes nas lições de São Vicente de Paulo, podem constatar que o objetivo de suas ações tem sido plenamente alcançado, contribuindo decisivamente na construção de um mundo melhor. 










Horta





Antonio Oliveira de Moraes e Ivanir Andrade Moraes: há 37 anos na Vila Vicentina


Antonio e a Capela de São Vicente de Paulo


Jacira Vicente da Silva e o filho João Batista Alves da Silva: 20 anos na Vila Vicentina


As irmãs Rosa Cristina Alves da Silva e Maria Aparecida Alves da Silva


Gerildo Alves: há 9 anos na Vila Vicentina


André Luiz de Oliveira é vicentino desde 1992


A batina preta de São Vicente representa o sacerdócio, o bebê no colo representa todos os incapazes, incluindo os idosos, e a menina simboliza os marginalizados 


logo
a

Um comentário:

  1. E sempre um prazer tomar conhecimento da história, Saudações musicais. https://plus.google.com/+AdemirdeSouza-Produtor-Musical/posts/5xfvsWDPVJR

    ResponderExcluir