terça-feira, 11 de julho de 2017

Café com Bênçãos no Convento



Madre Virgínia Alves de Lima e o Convento em obras

A tarde de clima ameno do dia 9 de julho passado constituiu-se em um momento de bênçãos no Convento do Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo, em nossa cidade. 

Com efeito, a Madre Virgínia Alves de Lima e a Irmã Lucimar Maria Soares receberam para um café, os irmãos Claudia Martins Borges Bastos e dr. Gino Martins Borges Bastos, assim como a tia de ambos, Ercília Borges do Carmo, além do líder comunitário André Luiz de Oliveira.

Na oportunidade, foi relatada a história do Convento, assim como a do Instituto Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo, que foi fundado por Monsenhor Francisco Apoliano e pela Madre Virgínia.

O Convento, que ainda está sendo construído, e que tem cerca de 70 celas (quartos individuais), aloja atualmente cerca de 47 irmãs, e está situado em área de cerca de 2 alqueires, que já pertenceu a Oscar Campos, nome dado ao bairro.

Além de atuarem em Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e Bom Jesus do Norte (ES), as Irmãs executam relevantes tarefas em Campos dos Goytacazes (RJ) e Porciúncula (RJ). 

Em nosso município, atuam no Abrigo dos Idosos e no CMCBO     (Colégio Maria da Conceição Baptista de Oliveira), além de trabalharem numa empresa de fabricação de vestes litúrgicas, que contribui para a manutenção do Convento. Em Bom Jesus do Norte (ES), trabalham no Centro Educacional Infantil Almir Alvarenga Borges e no Centro Educacional Rosa de Souza Pereira.  

As Irmãs estão promovendo o reflorestamento da área contígua ao Convento, e já estabeleceram dois reservatórios com capacidade de 5 mil litros de água, cada um, como prevenção ao incêndio.

A proximidade com área de Mata Atlântica faz com que macaquinhos, tucanos e lagartos possam ser vistos com frequência. Duas raposas foram observadas, também, recentemente.

O Convento é um recanto de paz, oração e harmonia com a natureza. Ali as Irmãs de Caridade renovam as energias para as intensas atividades que realizam no dia a dia para a glória de Deus.




Réplica da Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi elaborada por Raul Travassos 


Sala de Formação Permanente

Porta que pertenceu ao consultório do saudoso dentista Cid Bastos Borges foi fixada no Convento


Empresa de confecção de vestes litúrgicas ajuda na manutenção do Convento

 Irmã Lucimar Maria Soares e Madre Virgínia Alves de Lima 

Irmã Alessandra Moraes de Almeida, que atua no Colégio Três Pastorinhos, em Campos dos Goytacazes (RJ), recebeu a visita da mãe Maria Helena Moraes de Almeida e do irmão Fábio Moraes de Almeida



Macaquinhos, tucanos, lagartos e raposas têm sido vistos na área de Mata Atlântica 




Dr. Gino Martins Borges Bastos, Madre Virgínia Alves de Lima, Ercília Tavares Borges, Irmã Lucimar Maria Soares e André Luiz de Oliveira: uma tarde inesquecível no Convento



Nenhum comentário:

Postar um comentário