sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Usina hidrelétrica impedirá a criação de 100 empregos diretos no turismo da Cachoeira da Fumaça

 

Cachoeira da Fumaça, no distrito de Calheiros, está sendo ameaçada pela construção de hidrelétricas


Um projeto de desenvolvimento turístico e econômico que prevê a construção de 40 bangalôs, na Fazenda Itaguaçu, Calheiros, onde fica a Cachoeira da Fumaça, está sendo ameaçado pela construção de usinas hidrelétricas no rio Itabapoana.

Junto com os bangalôs, o projeto prevê  a construção de dois restaurantes, um dos quais funciona em caráter experimental, e um bar temático.

No momento, o empreendimento gera cerca de 20 empregos para moradores da região.

A região conta com 5 trilhas: a do Jequitibá, de 200 anos; a da Estrada Velha; a da Cachoeira da Fumaça; a Trilha do Monte do Silêncio, com espaço para camping, e a trilha Olho do Carcará.

Pretende-se estimular competições nacionais envolvendo o Mountain Bike, com apoio das Federações do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Motocross e canoagem, também de repercussão nacional, são outras modalidades que estão previstas para ocorrerem na fazenda.

Uma tirolesa, criação de tilápia, produção de leite e queijo, cultivo de arroz negro, receitas culinárias locais e um deck flutuante são algumas dentre várias novidades que poderão ser encontradas, no futuro, na fazenda administrada pelo Instituto Rio Life, autor do projeto, caso este não sucumba diante dos interesses na construção de hidrelétricas. 

Além de cerca de 100 empregos diretos, outros, indiretos, serão naturalmente criados.

A construção de hidrelétricas no rio Itabapoana, além de impedir o desenvolvimento turístico e econômico do município, causará séria lesão ao patrimônio natural de nosso município.

Funcionamento experimental do restaurante gera atualmente cerca de 20 empregos na região

40 bangalôs estão sendo construídos. Eles estão inseridos no projeto de desenvolvimento turístico e econômico do município













Nenhum comentário:

Postar um comentário