domingo, 19 de setembro de 2021

24 de setembro: o aniversário de Raul Travassos, um gênio de nossa cultura

 


Ter um gênio da cultura em sua circunscrição territorial, é um privilégio para poucos municípios.

Pois Bom Jesus do Itabapoana tem essa honra. O nome do gênio, que foi cenógrafo de 60 (sessenta) novelas da TV Globo, é Raul Travassos, que faz aniversário hoje.

Como restaurador, realizou um trabalho dos mais difíceis: a restauração da imagem de Nossa Senhora das Graças, que foi dilacerada em 528 pedaços, após o desabamento da Igreja de São Sebastião, em fevereiro do 2020, no município de Varre-Sai/RJ.

Pela 3a. vez, foi nomeado, no município, Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo.

Parabenizamos Raul Travassos por sua data natalícia, com votos de muitos anos de vida! 


 A seguir, reproduzimos sua biografia extraída da Wikipedia, na internet.


Biografia

Raul Travassos do Carmo é um cenógrafo, restaurador, músico e artista plástico brasileiro. Nasceu em Itaperuna, Rio de Janeiro, no dia 24 de setembro de 1949. Fez seus estudos fundamentais em Bom Jesus do ItabapoanaRio de Janeiro. Formou-se em música (piano) pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro e graduou-se em medicina especializando-se em Psiquiatria, pela Universidade Federal Fluminense de Niterói. Tornou-se cenógrafo da Rede Globo de Televisão, no Rio de Janeiro em novembro de 1973, participando na novela O Semideus de Janete Clair. Além de mais de cinquenta novelas (como Terra Nostra, Roque SanteiroEsperançaO Clone, …), participou de "Casos Especiais", musicais e minisséries. Seu nome está nos créditos da série "Grandes Nomes": Elis Regina Carvalho CostaLuís Gonzaga do Nascimento JúniorRita Lee Jones e Paulinho da Viola. Das oito vezes que a revista Contigo! premiou o melhor cenógrafo do ano, Raul Travassos recebeu por sete vezes o troféu de melhor cenografia.
Instituiu no calendário da cidade a Feira da Providência, que é realizada até os dias de hoje e os recursos angariados são destinados às obras sociais da Igreja.
A principal rua do centro do município de Natividade, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro leva o nome de seu avô materno Dr. Raul Travassos da Rosa.
Católico fervoroso, construiu, com recursos próprios, uma capela em Bom Jesus do Itabapoana em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.



Carreira

Na televisão (como cenógrafo)

Música

Raul Travassos defende sua canção

Ainda jovem, Travassos participou do II Festival Estudantil da Música Popular Brasileira de Miracema - RJ (1970) e foi o vencedor do festival com a música “Apostasia”.
Era uma composição futurista, tida como, rebuscada. Trazia um título que muita gente até hoje não sabe o que significa.
A própria apresentação da canção já era um modernidade: luzes apagadas, com slides que eram projetados na fumaça. As imagens alternavam fotos do teto da Capela Sistina (um monumental afresco de Michelangelo realizado entre os anos de 1508 e 1512), imagens da Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda) e do Fórum Romano.

Referências

Ligações externas

Raul Travassos e família


Nenhum comentário:

Postar um comentário