quinta-feira, 21 de abril de 2022

TIRADENTES NO VALE DO RIO NOVO: _a Liberdade passou por aqui

 

Tela memorável da artista Fânia Ramos,  de Rio Novo (MG)


"Em 19 de julho de 1781, oito anos antes de sua prisão, Tiradentes recebeu do governador da Capitania de Minas Gerais, D. Rodrigues José de Menezes, a incumbência de construir um caminho 'que cortasse a capitania para leste, atravessando o sertão bruto, onde alguns moradores já se estavam instalando'.


Aberta a picada para Rio Novo, Tiradentes aqui esteve cumprindo sua missão de comandar e fiscalizar as ocorrências próximas ao Caminho Novo, elaborando relatórios ao governador da Capitania.


O novo governador da Capitania, Luiz da Cunha Menezes, pela Portaria de 16 de abril de 1784 determinou que Tiradentes acompanhasse o sargento-mor Pedro Afonso Galvão de São Martinho aos 'sertões da parte leste da Capitania, denominados áreas proibidas'. Galvão de São Martinho foi o chefe da expedição, mas como o governador queria conhecer os aspectos da região determinou que também seguisse o alferes Joaquim José da Silva Xavier em razão da sua 'inteligência mineralógica'. Desejava o governador ter 'um conhecimento físico da sua verdadeira situação e da sinuosidade do terreno'."


*Fonte:* Fundação João Pinheiro. Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo do Município de Rio Novo. Belo Horizonte: outubro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário