domingo, 28 de agosto de 2022

Cine Monte Líbano: uma novela que se arrasta há 10 anos com a prefeitura

 

CAPÍTULO 1


(12 de dezembro de 2012)




No dia 12 de dezembro de 2012, o site da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana postou matéria com o seguinte título: "Reunião avança na desapropriação do Cine Monte Líbano".


Segundo o texto, "as negociações para a desapropriação do prédio do antigo Cine Monte Líbano, no centro de Bom Jesus do Itabapoana, tiveram um grande avanço nos últimos dias". Restou salientado, outrossim, que "a desapropriação inclusive já foi decretada oficialmente pela Prefeita Branca Motta, no último dia 21 de novembro, transformando o prédio em imóvel para fins de utilidade pública".

A matéria registrou que tanto a prefeita Branca Motta como o secretário Sávio Sabóia "ficaram entusiasmados com o resultado da reunião", e que " o projeto prevê a transformação do local num espaço destinado à cultura e arte e oferecer aos bonjesuenses e visitantes diversas atividades culturais e artísticas, inclusive com a realização de oficinas de arte e música".

A matéria menciona a visita do então governador Sérgio Cabral ao prédio histórico: "Em abril de 2010, em visita a cidade, o Governador Sérgio Cabral, esteve no antigo cinema e ficou encantado com a arquitetura e a beleza estética do prédio que tem capacidade para até 1.000 pessoas. Na oportunidade o Governador se colocou à disposição para uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a realização das obras de restauração e revitalização do prédio histórico".

 O Cine Monte Líbano foi inaugurado no dia 14 de agosto de 1950, construção que marcou a arquitetura da cidade e foi o primeiro edifício da região, uma construção impecável que nada devia aos melhores teatros da capital. O local recebeu os maiores nomes do teatro e da música brasileira. Na época de sua construção estima-se um investimento de CR$ 3.000.000,00 (três milhões de cruzeiros).

O Cine Monte Líbano foi fechado no ano de 1989. 


Em 2002, foi protocolado junto à Secretaria Estadual de Cultura o pedido de tombamento do Cine Monte Líbano e, na data de 19 de novembro de 2002, foi publicado no Diário Oficial do Estado RJ o tombamento provisório pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural .


CAPÍTULO 2

(Postagem de O Norte Fluminense de 2 de outubro de 2017)



Secretária de Cultura Luciara Nunes e o antigo Cine Monte Líbano, em agosto de 2017: proposta de aluguel por um ano e diligências para obtenção de recursos estaduais e/ou federais para a aquisição do prédio


Por ocasião da Festa de Agosto passada (2017), a Secretária Municipal de Cultura, Luciara Nunes,  acompanhada do Secretário Municipal de Governo, Victor Gallo, representando o prefeito Roberto Tatu, e o Secretário de Finanças, José Renato Melo Negri,  estiveram na casa que pertenceu a Merhige Hanna Saad, levando proposta às herdeiras, para aluguel do antigo Cinema localizado no prédio Monte Lìbano, assim como de sala para instalar a Secretaria Municipal.


Luciara Nunes realizou vistoria com o engenheiro da prefeitura, juntamente com Dora Silveira e Mônica Saad Sauma, netas de Merhige Hanna Saad, e André Luiz de Oliveira


Segundo Luciara Nunes salientou, à época, a ideia seria promover o aluguel por um ano, tempo em que a prefeitura tentaria captar recursos estaduais e/ou federais para a aquisição de todo o prédio.

Mônica Saad Sauma e Victor Gallo, representando o prefeito Roberto Tatu, participaram da vistoria 

Posteriormente, ocorreu a vistoria do imóvel, com o engenheiro da prefeitura, e ficou acordado que o corretor Ismael Borges Alvarenga seria o profissional que faria a avaliação necessária objetivando o início da negociação.


Ismael Borges Alvarenga é o corretor responsável pela avaliação do antigo Cinema


Ismael era corretor há 40 anos, tendo construído uma carreira respeitada em nosso município. Ele foi o primeiro corretor de Bom Jesus do Itabapoana, e recebeu seu certificado no dia 14/07/1977.


Ismael Borges Alvarenga  reuniu os dados necessários para repassar à Secretaria Municipal de Cultura



Ele concluiu a avaliação para o aluguel do imóvel e, agora, aguardará reunião com a Secretária, para que possa repassar  suas conclusões.





A ideia apresentada pela Secretária às herdeiras de Merhige Hanna Saad é importante, porque aponta para a paulatina apropriação do imóvel pelo poder público, através de uma parceria com o governo estadual e/ou federal.


Foto por ocasião da vistoria do antigo Cine Monte Líbano, em agosto de 2017


Por outro lado, há notícia de que a prefeitura teria recurso para investir na aquisição de um prédio em Bom Jesus, o que traz esperança de que, caso a informação seja procedente, este numerário possa ser direcionado para as tratativas envolvendo o antigo Cine Monte Líbano. 

Este feito, se concretizado, consistiria em um marco histórico para o município, que passaria a contar com um autêntico templo fomentador do desenvolvimento cultural de nosso povo.


Cine Monte Líbano, inaugurado pelo libanês Merhige Hanna Saad, em 14 de agosto de 1950, com capacidade para mil pessoas, e hoje, desativado



CAPÍTULO 3


A população bonjesuense, que anseia, há anos, que o prédio histórico possa ser destinado ao desenvolvimento cultural e histórico do município, deposita sua firme esperança de que a gestão de Paulo Sérgio Cyrillo coloque um fim definitivo a essa novela que se arrasta por 10 anos, e promova a incorporação do valioso bem histórico ao patrimônio  público municipal.









Nenhum comentário:

Postar um comentário