sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Os 12 anos do Espaço Cultural Luciano Bastos

   


Há 12 anos, no dia 12 de agosto de 2011, foi fundado o Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) pelos filhos de Luciano Bastos.

A fundação seguiu o desejo de Luciano Bastos, antes de seu passamento, no dia 8 de fevereiro do mesmo ano. Ele manifestou, aos filhos, o interesse em que os mesmos preservassem o prédio e o acervo. Seus filhos mantêm a entidade, desde então, com recursos próprios. A inauguração contou com a presença marcante do consagrado Grupo Musical Amantes da Arte.

Grupo Musical Amantes da Arte participou da fundação do Espaço Cultural Luciano Bastos


Contando com o acervo do educandário- fundado em 25 de maio de 1920 -, biblioteca, espaço para cinema, auditório para apresentação de teatro, exposições e apresentação de piano, além do Museu da Imprensa, que contém uma raridade, entre outras: uma máquina francesa Allauzet, do século XIX. O  ECLB conta ainda com várias preciosidades, entre os quais, um acervo dos jornais de Bom Jesus do Itabapoana desde 1906, quando da edição do nosso primeiro jornal, ITABAPOANA.

Máquina francesa Alauzet, raridade do século XIX, que imprimiu o jornal O Norte Fluminense por décadas, integra o Museu da Imprensa do ECLB



Os jornais de Bom Jesus do Itabapoana, desde 1906, integram o rico acervo do ECLB. Na foto, o primeiro exemplar do primeiro  jornal de Bom Jesus, "Itabapoana", editado pelo campista Sylvio Fontoura, publicado no dia primeiro de agosto de 1906.
 
Desde então, o ECLB tem recebido inúmeras visitas, especialmente de educandários.  Vários lançamentos de livros, cds e espetáculos têm ocorrido nesse espaço sagrado. O ECLB prossegue, portanto, o antigo Colégio Rio Branco, servindo à sociedade bonjesuense e à região, como era desejo de Luciano Bastos.






Elcio Xavier lançou em 2a. Edição, no ECLB, os livros O Véu da Manhã e Rosaquarium, em 2013 e 2017

Beto Travassos lançou seu livro "Alma e Poesia", no ECLB, em 2017


Pianista Daniel Galdino em apresentação no ECLB


Wilma Martins Teixeira Coutinho, que trabalhou nós governos de Roberto e Badger Silveira, Cristina Silveira e Ana Maria Silveira, filhas do ex-governador Badger Silveira, marcaram presença em espetáculo no Auditório Dona Carmita, do ECLB, em 2014

Um comentário: