Essas festas são celebrações tradicionais que ocorrem durante o mês de junho, em homenagem a santos católicos como Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), mas que por tradição se estendem até o mês de julho e parte de agosto. Ontem à tarde, 12 de julho de 2024, foi a festa na "Escola Municipal Gil Veloso", onde estudam minhas netas Teresita e Guadalupe. Elas foram vestidas conforme a tradição, com vestidos coloridos, botas, chapéu de palha com fitas coloridas e muito bem arrumadas. Participaram das danças, que aqui chamam de "Quadrilha", e degustaram as comidas típicas muito próprias da Festa Junina. Essas festividades têm uma forte influência das festividades europeias, mas foram adaptadas à cultura brasileira, especialmente nas regiões do nordeste do país.
Durante as Festas Juninas, realiza-se uma variedade de atividades que incluem:
1. **Quadrilhas**: Danças tradicionais em que os casais vestem trajes de camponeses e seguem coreografias que imitam a vida rural.
2. **Fogueiras**: Acendem-se grandes fogueiras em homenagem a São João.
3. **Comida típica**: Consomem-se pratos tradicionais como milho cozido, bolo de milho, pamonha, canjica, quentão (uma bebida quente à base de cachaça), entre outros.
4. **Jogos e atividades**: Organizam-se jogos tradicionais, concursos e outras atividades comunitárias.
5. **Decorações**: As ruas e praças são enfeitadas com bandeirinhas coloridas e outros elementos festivos.
Essas festas são uma oportunidade para celebrar a cultura rural brasileira e reunir a comunidade em torno de tradições compartilhadas.
Alfonso Castro Escalante.
Historiador y Escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário