quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

BOM JESUS DO NORTE E O FALSO CONFLITO ENTRE A BIBLIOTECA ROMEU COUTO E A SALA DE AULA


Biblioteca Romeu Couto é um templo da cultura norte-bonjesuense 


Após 25 anos da inauguração da Biblioteca Municipal Romeu Couto, um templo da cultura norte-bonjesuense, surge a informação que a mesma será desativada, mesmo sendo referência para o estado no âmbito escolar, cultural e enxadrístico.

Essa desativação se daria em razão de ato jurídico que levou o referido espaço e toda a Escola Municipal Coronel Antônio Honório para o controle do Estado. No lugar da mesma será implantada uma sala de aula.

Ocorre que não observamos nenhuma transparência, até agora, por parte do município nem do governo do Estado sobre esse assunto. Tudo está a indicar, portanto, que os responsáveis preferem agir nos bastidores, evitando o questionamento da medida impopular antes do fato consumado.

Agem mal, nesse tema, o município e o Estado.

A informação de que a biblioteca seria levada pelo município para outro local não parece, por si só, satisfatória. Para que local, e em que condições serão levados os livros e disponibilizados os serviços para a população?  

Por que município e Estado não convocam a comunidade para debater esse assunto tão relevante para a comunidade, antes de consumar o desatino e a malvista medida?

Outro ponto importante a se destacar é a respeito da necessidade de uma biblioteca acessível para os alunos e para a sociedade, objetivando a sua formação. Ou seja, uma biblioteca não contrasta com uma sala de aula, ao contrário, a complementa.

As bibliotecas, nos dias atuais, assumem papel  relevante para integrar os jovens e os cidadãos de uma sociedade, permitindo o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos e dos seus frequentadores.

Aceitar a desativação do tesouro que é a biblioteca Romeu Couto, retirando-a do lugar privilegiado onde se encontra, para implantar uma sala de aula, significa desprezar a realidade inquestionável da necessária harmonia entre uma biblioteca e a sala de aula.

Nem se diga aqui que o governo do Estado possui uma diretriz distinta da do município. Para outros assuntos, inclusive para a vitória eleitoral, nas urnas, a parceria foi proclamada à exaustão.

Por que o bom senso não prevalece em relação à consagrada Biblioteca Municipal Romeu Couto, visitada por personalidades nacionais como Tino Marcos, o maior jornalista esportivo brasileiro de todos os tempos?


Vejam como foi a comemoração dos 20 anos da Biblioteca Municipal Romeu Couto 

https://onortefluminense.blogspot.com/2019/08/campeonato-estadual-de-xadrez.html

O grande escritor bonjesuense Delton de Mattos foi o responsável por trazer a preciosa biblioteca de Romeu Couto para Bom Jesus do Norte, em 1999

A Biblioteca Municipal está instalada em local que favorece a população 

O xadrez tem sido praticado por jovens nas dependências da Biblioteca Municipal Romeu Couto 

Jovens frequentam a Biblioteca Municipal 

Alunos participam de atividades literárias na Biblioteca Romeu Couto 


Tino Marcos, o maior jornalista esportivo de todos os tempos do Brasil, é  frequentador da Biblioteca Municipal Romeu Couto



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário