Em 2018, foi inaugurado o "Monumento ao Imigrante Italiano" em Bom Jesus do Itabapoana, na praça Octacilio Borges de Aquino, conhecida como praça da Bíblia. A presença do imigrante italiano em nosso município é sólida e necessitava desse importante resgate.
Em 2012, a reportagem do JONF (Jornal O Norte Fluminense) percorreu parte da zona rural, situada na parte alta do distrito de Calheiros, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), oportunidade em que registrou a forte presença de descendentes das famílias italianas Fitaroni, Degli Esposti, Ridolphi, Bompani, Bondrini, Capaccia, Bartolazzi e Montresor.
Em reportagem no Arraial Novo, também em 2012, o JONF descobriu que o prof. italiano Humberto Cappai, no ano de 1935, lecionou na Escola Bandeira. Ele promoveu o ensino também no Colégio Rio Branco, e foi professor de nomes consagrados de nosso município como Maria Apparecida Dutra, seu irmão, Pedro Dutra, e dona Nina.
A inauguração do monumento ocorreu por ocasião da 2ª Festa Cultural Italiana, organizada pela Paróquia Pessoal Senhor Bom Jesus Crucificado e Imaculado Coração de Maria.
Leia: "Uma saga Italiana em Bom Jesus do Itabapoana":
https://onortefluminense.blogspot.com/2012/06/uma-saga-italiana-em-bom-jesus-do.html
MEMÓRIA (I)
O italiano Cesário Degli Esposti veio para o Brasil em 1897, com 2 anos de idade
O italiano Cesário Degli Esposti e netas, na parte alta do distrito de Calheiros, em 1975. Ele veio para o Brasil em 1897, com 2 anos de idade |
O prof. italiano Humberto Cappai, em 1935
Prof. italiano Humberto Cappai, em 1935, na Escola Bandeira, em Arraial Novo. Ele lecionou também no Colégio Rio Branco, e foi professor de Maria Aparecida Dutra, Pedro Dutra e dona Nina |
Nenhum comentário:
Postar um comentário