sexta-feira, 19 de abril de 2013



OS ESCÂNDALOS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA EM BOM JESUS


1o. Escândalo
Com 4 usinas hidrelétricas em seu território, Bom Jesus amarga apagões com o surgimento de relâmpagos. Atravessando a ponte, contudo, Bom Jesus do Norte (ES) mantém inalterado o serviço de fornecimento de energia

2o. Escândalo
Empresa AMPLA, responsável pelo fornecimento de energia, mantém lâmpadas de postes acesas em pleno dia

3o. Escândalo
Placas da CEMIG anunciam uma inexistente Unidadade de Conservação em Rosal



1o. ESCÂNDALO

Com 4 (quatro) Usinas Hidrelétricas em seu território, Bom Jesus amarga apagões com os primeiros relâmpagos


Bom Jesus do Itabapoana possui funcionando em seu território
4 Usinas hidrelétricas: A Usina de Rosal, a PCH de Calheiros, a PCH Franco Amaral e a PCH Pirapetinga.

AS QUATRO USINAS DE BOM JESUS DO ITABAPOANA

1) PCH DE PIRAPETINGA





2a) PCH DE CALHEIROS


3a.) PCH FRANCO AMARAL


Adicionar legenda




4a. USINA DE ROSAL








Não obstante isso, o município padece com os apagões que ocorrem ao menor sinal dos primeiros relâmpagos. Diferentemente do que ocorre com Bom Jesus do Norte (ES), o vizinho município do lado capixaba, localizado a poucos metros de distância,  que mantém o serviço de fornecimento de energia inalterado.

Em 1991, o Governo Federal privatizou serviços e empresas públicas. Nesta esteira, em 2004,  a CERJ (Companhia Elétrica do Rio de Janeiro) foi privatizada. Quem assumiu sua função, desde então, foi a AMPLA Energia e Serviços S.A, controlada pelo grupo espanhol ENDESA.

A partir de então, o interesse privado da empresa tem sempre contrastado com o interesse público.




OS PREJUÍZOS COM OS APAGÕES



A constância dos apagões tem levado transtorno a todos os moradores dos municípios, que ficam impotentes, mesmo diante das reclamações feitas à AMPLA, cujo telefone se limita a informar que a energia voltará em instantes.

Rua Tenente José Teixeira



Praça Governador Portela


                            
Bairro conhecido como "Loteamenteo Miguel Motta"

Atravessando a ponte, e chegando a Bom Jesus do Norte, do lado capixaba, não se observa qualquer problema de energia durante as tempestades que causam apagões em Bom Jesus do Itabaopana



Os proprietários da Sorteveteria Estção Delícia, conhecida como Sorveteria do Leleu, Leo Peracche de Oliveira e Zeni Medeiros de Oliveira, são alguns dos que se irresignam com a situação: "Os produtos necessitam de uma temperatura ideal. Quando há oscilação da mesma, eles acabam se cristalizando e ficando arenosos, impossibilitando a venda", reclama Leleu.

Segundo, ainda, Leleu, "com a falta de energia, somos obrigados a levar vários produtos para Bom Jesus do Norte, onde não ocorre apagão. Isso é motivo de aborrecimento e preocupação, sem contar com o fato de ficarmos sem os fregueses".

Em relação à reclamação à AMPLA, Leleu diz que "não adianta ligar para a empresa. Eles colocam uma gravação que informa que a energia voltará em instantes. Ocorre que no último apagão ocorrido em março a energia levou cerca de 7 (sete) horas para ser normalizada", assinalou.

Leo Peracche e Zeni, da Sorveteria do Leleu: prejuízo com os apagões

Outra reclamação sobre o prejuízo com os apagões foi feita pelo casal Madalena Maria e João Batista, que assinalaram que o aparelho de tv de sua residência queimou com um dos apagões.

Aparelho de TV da residência de Madalena Maria e João Batista queimou com os apagões


 Gravação do telefone da AMPLA diz que a energia voltará em instantes, mesmo quando leva 7 (sete) horas para ser normalizada








2o. ESCÂNDALO

AMPLA MANTÉM LÂMPADAS DE POSTES ACESAS DURANTE O DIA: CONTA VAI PARA O CIDADÃO

O forneceimento de energia elétria a lâmpadas de postes, no período do dia, constitui outro escândalo, uma vez que quem paga a conta, ao final, é o cidadão. 


Lãmpada de poste na Praça Amália Teixeira, em frente à sede da Ampla, fica permanentemente acesa durante o dia

Lâmpada do poste da praça Amaral Peixoto também fica acesa durante o dia


Lâmpadas de vários postes de ruas ficam acesas no período do dia: a população paga a conta


Francisco Rodolphi, taxista:" Por todo o lugar onde se vai, há lâmpadas acesas nos postes, durante o dia.  Isso é um absurdo"


Maycon Muniz de Carvalho, taxista: "É lamentável o desperdício de energia com as lâmpadas dos postes acesas durante o dia"



Não bastasse isso, há ruas com iluminação inadequada, como ressaltou Otoniel Ribeiro da Silva: "A rua 21 de abril, na altura do número 431, possui iluminação insuficiente, o que faz com que os transeuntes sofram risco de serem assaltados".




Otoniel Ribeiro da Silva: "a rua 21 de abril, na altura no número 431 tem iluminação insuficiente, o que faz com que os transeuntes sofram risco de serem assaltados"


3o. ESCÂNDALO: 

PRESERVAÇÃO PARA BONJESUENSE VER: UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ANUNCIADA É INEXISTENTE




A instalação da Usina Hidrelétrica de Rosal ocasionou para a CEMIG (Centrais Elétricas Minas Gerais), vencedora dos direitos de exploração da energia, o compromisso de instalar o PARQUE MUNICIPAL DE BOM JESUS DO ITABAPOANA, uma Unidade de Conservação, destinado à visitação pública, com espaços para pesquisa, internet e até uma lanchonete.

Contudo, as placas indicativas do referido Parque constituem o que se poderia chamar, no Código de Consumidor, uma propaganda enganosa. A reportagem de O NORTE FLUMINENSE esteve no local e constatou uma verdadeira "Diversidade de Falta de Conservação".

As margens do rio Itabapoana, dentro do Parque, estão repletas de detritos trazidos pelas enchentes dos últimos anos e lá pemanecem impávidas. Vejam algumas fotos do local.











Mas não são apenas as margens e as águas que estão sem conservação.  Para se chegar ao Parque e para percorrer o mesmo, tem-se de enfrentar o desafio da falta de preservação das estradas e dos caminhos.

Para se chegar ao Parque deve-se acreditar que a estrada, sem conservação, leva até ele


Para andar no interior do Parque, deve-se crer que ali há um caminho que leva a algum lugar


Além disso, os prédios edificados para funcionarem a lanchonete e o serviço de internet estão fechados desde quando os mesmos foram concluídos há cerca de 4 (quatro) anos, ou seja: nunca funcionaram.

Aqui deveria funcionar uma lanchonete


Neste local deveria funcionar um serviço de internet para os alunos e visitantes


Aqui chegou a ser instalado um "parquinho" para crianças

A área destinada para o lazer nunca funcionou


CACHOEIRA DO POÇO MORTO

São três as cachoeiras que integram o Parque Municipal de Bom Jesus do Itabapoana: a do Poço Morto e outras duas que ainda estão sem nome.

Cachoeira do Poço Morto: nome sugestivo ao futuro do parque?

Cerca de cinco funcionários são mantidos pela empresa, que deixa trasparecer a preocupação em preservar apenas as placas indicativas do Parque Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.



Placas indicativas do Parque Municipal de Bom Jesus do Itabapoana...


...constituem a única coisa realmente preservadas pela CEMIG






Nenhum comentário:

Postar um comentário