quinta-feira, 2 de julho de 2015

Oratório é do século XIX, assegura Raul Travassos




Oratório de madeira, do século XIX, pertenceu a um altar lateral da Igreja Matriz

Em relação ao oratório que pertenceu ao antigo altar da Igreja Matriz de Bom Jesus do Itabapoana, e que foi obtido no Antiquário de São Miguel, em São Pedro do Itabapoana (Mimoso do Sul/ES),
o poeta bonjesuense Elcio Xavier diz que se recorda de que, na década de 1950, com as reformas na Igreja, o altar de madeira foi retirado.



Elcio Xavier foi coroinha da Igreja, na época de Padre Mello

Segundo Elcio, "lembro-me que o púlpito, do século XIX, feito por Quincas Bastos (de grande beleza), foi doado a uma igreja do Vale do Paraíba".

Igreja Matriz foi inaugurada em 1880 pelo Padre Guedes Machado, recebendo várias reformas, posteriormente

(Saiba sobre a vida e obra de Elcio Xavier em: http://onortefluminense.blogspot.com.br/2015/05/95-anos-de-elcio-xavier.html).



O antigo altar da Igreja Matriz foi construído no século XIX

O cenógrafo, restaurador e artista plástico Raul Travassos, por sua vez, é categórico: "não há dúvida que o oratório que se encontra no ECLB é do século XIX. Trata-se de um oratório que pertenceu a um altar lateral da Igreja Matriz", salienta.

Capela do Divino Espírito Santo, no interior da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, onde estão os restos mortais de Padre Mello, foi restaurada pelo gênio de Raul Travassos



Raul Travassos

Raul Travassos nasceu em Itaperuna (RJ), mas fez seus estudos fundamentais em Bom Jesus do Itabapoana.

Passou a ser cenógrafo da Rede Globo de Televisão em novembro de 1973, participando da novela O Semideus, de Janete Clair. Foi, também, coreógrafo em mais de cinquenta novelas, como Terra Nostra, Roque Santeiro, Esperança e O Clone. Participou de "Casos Especiais", musicais e minisséries, tendo seu nome ligado à série "Grandes Nomes" relativas a Elis Regina, Luiz Gonzaga, Rita Lee e Paulinho Discos.

 Raul Travassos (esquerda), os netos
Gabriela (10), Pedro (4), seu filho Christian e a nora Cecília


Das oito vezes que a revista Contigo! realizou premiação para o melhor cenógrafo do ano, Raul Travassos recebeu o troféu de melhor cenografia por sete vezes.

Construiu, com recursos próprios uma capela em Bom Jesus do Itabapoana em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

Travassos foi Secretário Municipal de Turismo e Cultura em Bom Jesus do Itabapoana (1992-1995) e instituiu no calendário da cidade a Feira da Providência, cujos recursos angariados são destinados as obras sociais da Igreja.

Construiu, com recursos próprios, uma capela em Bom Jesus do Itabapoana em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.



A abertura da Exposição sobre Padre Mello, onde o referido oratório, entre outras relíquias, estará colocado à visitação pública, ocorrerá no dia 6 de agosto, às 20h, na Sala de Vidro do ECLB, por ocasião da instalação do 6º Circuito Cultural Arte Entre Povos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário