quarta-feira, 22 de julho de 2015

Da Série Entrevistas de O Norte Fluminense

PELO RESGATE DA GRANDEZA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA


Terson Moulin e sua filha Mirian




Nascido no dia 15 de julho de 1934, no  distrito de Carabuçu, Terson Moulin é filho de Antonio Moulin, oriundo de Santo Antônio de Pádua (RJ), e de Maria Gomes Moulin, nascida em Carabuçu. São seis os irmãos: Paulo de Tarso, já falecido, Otoniel, Zoleti, Afrânio, Enedir e Ceni.
 Seu avô paterno, Antônio Lugão Moulin, era suíço e se instalou, no Brasil, primeiramente, em Nova Friburgo (RJ) para, depois, mudar-se para Santo Antônio de Pádua, onde casou-se com Afra Moulin. Os avós maternos de Terson foram João Pereira e Rosalina Pereira Gomes, ambos nascidos em Carabuçu.

 Em sua infância, estudou na Escola Típica Rural de Carabuçu.
Quando completou 17 anos de idade, Terson mudou-se para a Usina Santa Isabel, onde passou a morar e trabalhar na mesma e na Usina de Santa Maria, atuando como escritturário e gerente de compras. Exerceu, ainda, a função de gerende do Posto Santa Rita, de propriedade das Usinas no perído entre 1952 e 1970.
 Jorge Pereira Pinto

Do livro "Quem quebrou a casa de meu pai?", de Antonio Carlos Pereira Pinto, Editora Comunitá
 A respeito do proprietário das Usinas Santa Maria e Santa Isabel, Terson conta que “fui homem de confiança de Jorge Pereira Pinto. Eu trabalhava no caixa externo das Usinas.  Jorge Pereira Pinto foi um líder extraordinário. Nunca vi um empresário como ele. Ele era um homem que via 50 anos à frente e tinha grande preocupação com todos os funcionários. Ele construiu um hospital, manteve a assistência social, estabeleceu uma enorme granja, fundou uma fábrica de manteiga e montou uma farmácia, entre outras coisas. Ele procurava dar todos os confortos para os empregados.
 As Usinas chegaram a empregar 1.500 (mil e quinhentos) empregados. Recordo-me que, por ocasião dos festejos de Natal, Jorge determinava que se fizesse o levantamento do número de crianças e promovia uma festa para a entrega de brinquedos. Além disso, distribuía, nesta data, carne para todos os funcionários das Usinas ".

Do livro "Quem quebrou a casa de meu pai?", de Antonio Carlos Pereira Pinto, Editora Comunitá


Terson casou-se com Clelia Saraiva Moulin em 1965, passando a morar em Bom Jesus do Norte (ES). Em 1974, mudou-se para Bom Jesus do Itabapoana onde reside até hoje,  na rua José Carlos Campos, no. 90.


É formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro e Técnico em Transações Imobiliárias, reconhecido e certificado pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro.



O Posto Texaco foi seu primeiro negócio instalado em Bom Jesus, entre 1970 e 1978. Foi proprietário da Transportadora de Petróleo e Gás Moulin, entre 1978 e 1980, e proprietário da Padaria e Confeitaria do Terson a partir de 1980  Por causa de um acidente automobilístico, em 1990, quebrou a perna e resolveu vender a padaria.
  

A inauguração do Posto Texaco, de Terson Moulin, em 1970, contou com a presença do prefeito Jorge Assis (D)


Atividades comunitárias

Terson foi presidente do Santa Isabel F.C. em 1962. Foi admitido no Rotary Club em 1964, do qual  foi presidente em 1976. Foi tesoureiro do Instituto de Menores Roberto Silveira em 1969, 1989 e 1990. Foi presidente do Olympico F.C. em 1966. Foi presidente do Conselho Deliberativo da APAE e presidente do Bom Jesus Tênis Clube, de onde é sócio-benemérito, entre 1981 e 1986. Presidiu o Aero Clube em 1988. Foi admitido no Lions Clube em 1982, sendo seu presidente em 1990. Terson possui, ainda, o título de sócio-honorário do Liberdade Esporte Clube, de Carabuçu, e o título de honra ao mérito conferido pela Câmara Municipal de  Bom Jesus do Itabapoana, pelos serviços prestados.

Terson Moulin e Carlos Borges Garcia (D)

    
Apaixonado por futebol, em 1982, foi à Espanha, juntamente com Cleber Coimbra e a esposa deste, acompanhar a seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo sob o comando de Telê Santana.       “ Sou, contudo,  Fluminense, o que é mais importante”, assinala.


 Com Clelia teve uma única filha, Mírian Saraiva Moulin. Possui dois “lindos” netos: Adenilson, com 16, e Maria Lúcia, com 7.

BOMCRED Empréstimos
 Terson Moulin administra, atualmente, com sua filha, Mírian, a empresa BOMCRED EMPRÉSTIMOS, cujos telefones são  22-38311527 e 38313874.
Comercializa, ainda,  licores e cachaças de qualidade, produzidas na região,  através da “ALAMBIQUE PRODUTOS ARTESANAIS”. “Vendemos as cachaças Matinha e Bousquet, além de cachaça fermentada de fubá e cachaça de banana. Todos esses produtos são bastante procurados”, registra.

 Um sonho

 Terson Moulin revela um sonho: “Bom Jesus do Itabapoana já foi uma potência econômica e cultural. Constatamos, contudo,  que houve um retrocesso no município. Acredito, contudo, que a união das pessoas realmente comprometidas com o futuro de nossa terra possa  promover uma transformação em nossa terra.

 Por este motivo, estou lançando uma ideia que intitulei ALERTA BOM JESUS! com o objetivo de conscientizar os bonjesuenses da situação pela qual passa o município, e tomar consciência, também,  de nossas grandes potencialidades, da nossa capacidade de mudar o quadro atual. Com esta conscientização e com a vontade transformar a realidade, não tenho dúvida de que poderemos dar o início ao resgate dos períodos de grandeza de Bom Jesus do Itabapoana. Esse é meu sonho!”, finalizou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário