sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ESCRITORA MUNIZFREIRENSE SE DESTACA EM SUA TERRA NATAL





A escritora munizfreirense Rita de Cássia Côgo foi calorosamente recebida em sua terra natal, para o lançamento de seu segundo livro



A escritora munizfreirense Rita de Cássia Côgo, radicada em Guaçuí (ES), lançou, em grande estilo, seu segundo livro "O voo da águia", na Casa de Cultura de sua terra natal, no dia 29 de agosto passado.

 

O auditório da Casa da Cultura, localizado num belo prédio da década de 1920, ficou lotado para receber a filha ilustre.



A escritora foi recepcionada por Ercília Pastore, Diretora de Cultura do município, que ressaltou a importância da obra tanto no aspecto literário como no histórico e filosófico.



Ercília Pastore, Diretora de Cultura, e Rita de Cássia Côgo

Rita de Cássia, por sua vez, realizou um breve relato de sua infância em sua terra natal, ressaltando aspectos da vida de sua família, de seus pais, Ivo Côgo e Ignez Figueiredo Côgo, e de pessoas amigas, todos sempre dedicados ao bem comum.

Estes temas integram também diversos poemas e textos da escritora munizfreirense, que imprimiu emoção e também emocionou-se em sua fala.

A jovem Mariana leu a poesia "A TURMINHA DA TIA SELMA É PRECIOSA", de autoria de sua tia, a professora Selma do Rosário Araújo, incluída no livro



Brenda e Matheus, alunos da professora Rosemárcia, do 5º ano de uma unidade de ensino de Guaçuí, leram a poesia de ambos intitulada "UMA ESCRITORA" e que está inserida na obra



Emoção aflora nas poesias e nos textos de "O voo da águia"



O coral italiano Veni Creator Spiritus, do qual seu saudoso pai, Ivo Côgo, fez parte, marcou presença, especialmente com a música "América, América". Segundo Pastore, "os italianos, quando vieram ao Espírito Santo, diziam vir à América".

Integrantes da Lira Carlos Figueiredo também estiveram presentes, incluindo a nova geração de músicos da família Figueiredo.



Coral Italiano Veni Creator Spiritus, de Muniz Freire (ES)

Integrantes do Lira Carlos Figueiredo, incluindo a nova geração de músicos da família Figueiredo, Gabriel Moreira Côgo, sobrinho da escritora (esquerda)

Após as homenagens, Rita de Cássia autografou livros, numa tarde mágica, que pode ser considerada histórica tanto para a escritora como para sua terra natal.











A escadaria da Casa da Cultura












Monumento ao imigrante italiano

Casa da Cultura de Muniz Freire: um templo da cultura




Nenhum comentário:

Postar um comentário