terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A HISTÓRIA DO MUNDO EM MIMOSO DO SUL (ES)



Prédio histórico de Mimoso do Sul

O cidadão comum que percorre as ruas de Mimoso do Sul, no sul capixaba, pode nem desconfiar que algumas portas de seus prédios podem levá-lo, de modo repentino e envolvente, à história do mundo, libertando-o das amarras da pensamento banal imposto pelos meios de comunicação e aumentando consideravelmente seu horizonte cultural.

Não obstante os prédios históricos apontem para o passado glorioso do município, é certo que, no interior de três magníficos antiquários, temos as condições de compreender e sentir o que ocorreu de modo grandioso na história universal.

Dois desses antiquários estão localizados na sede do município: o de Fernando Lopes, considerado um dos maiores do Espírito Santo e o
Scenarium, de propriedade de Carlos Miranda da Costa. O terceiro está localizado no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, de propriedade de Balbino Miguel.

Nestes autênticos templos da história, nos deparamos com peças fabricadas a partir do século XVII, e que nos contam, de modo impactante, através de p
eças francesas, inglesas, holandesas, alemãs, japonesas, chinesas e nacionais, a realidade dessas épocas no mundo e no Brasil.


Uma mesa de Laudelino Freire, onde Rui Barbosa costumava sentar na residência do amigo, é uma das relíquias do Antiquário de Fernando Lopes. Laudelino foi membro da Academia Brasileira de Leras e é considerado um dos maiores investigadores dos estudos clássicos e filológicos do país.

No Antiquário de Fernando pode-se encontrar, ainda, a mais valiosa peça de sua coleção: uma sopeira de 1760, que pertenceu à Cia. das Índias. " A Companhia Portuguesa das Índias Orientais foi estabelecida por volta de 1587. Portugal usava suas colônias estabelecidas em Goa (Índia) e Macau (China) como importantes postos comerciais", assinala.



ANTIQUÁRIO DO FERNANDO









Sopeira de 1780, da Companhia das Índias: a peça mais rara


 ANTIQUÁRIO SCENARIUM



Móveis conhecidos como Luís XV, Luís XVI, Dom João VI e Manoelinos, entre outros, falam contundentemente sobre as respectivas eras. Segundo Carlos Miranda, do Antiquário Scenarim, "Os móveis, antigamente, eram dedicados aos reis. A característica dos móveis Dom João VI, por exemplo, é uma garra sobre uma bola".







 

 
 


Antiquário Scenarium, as histórias continuam em profusão.  Uma caixa do século XIX, que guardava pertences dos padres da Igreja São José do Queimado, no município da Serra (ES) é a peça mais valiosa. Segundo Carlos, "enquanto a caixa tem forma retangular, o baú tem tampa curvilínea, sendo que a canastra normalmente é feita de couro e metal. Esta peça do antiquário se encontrava nesta Igreja que foi construída por escravos, com a promessa de alforria. Como esta não aconteceu, os escravos destruíram a Igreja, cuja ruína pode ser vista até hoje. Esta caixa escapou da destruição", salienta.


Caixa que pertenceu à Igreja São José do Queimado, no século XIX


ANTIQUÁRIO SÃO MIGUEL



No Sítio Histórico de São Pedrodo Itabapoana, localizado a 22,6 km da cidade, Balbino Miguel estabeleceu o Antiquário São Miguel, onde se pode admirar, entre incontáveis peças, os móveis coloniais portugueses e preciosas artes sacras.

















Balbino Miguel e o Antiquário São Miguel


Nenhum comentário:

Postar um comentário