domingo, 2 de julho de 2023

Biblioteca Vero Baptista de Azevedo, uma das mais qualificadas do Noroeste Fluminense, se instala em Bom Jesus do Itabapoana


Biblioteca Vero Baptista de Azevedo: uma das mais qualificadas do Noroeste Fluminense, está localizada em Bom Jesus do Itabapoana 



A Biblioteca Vero Baptista de Azevedo, localizada na Avenida Fassbender, em frente ao Posto de Atendimento Médico, de propriedade particular de Védio Fernandes Baptista, em homenagem ao seu pai, está em fase de implantação para visitas e local de leitura.

Védio recebeu o jornal O Norte Fluminense em seu escritório de advocacia, que abriga, por ora, os mais de oito mil livros que formam a preciosa biblioteca.

Seu pai foi um dos grandes jornalistas do Brasil e membro da Academia Pedralva, de Campos dos Goytacazes.

Esse reconhecimento nacional se deu através de Afrânio Coutinho, membro da Academia Brasileira de Letras, no livro "BRASIL E BRASILEIROS DE HOJE", editado em 1961.

Segundo missiva de Afrânio endereçada a Vero, por ocasião da preparação da obra, o seu objetivo era ressaltar "todos aqueles que, com suas atividades, estão promovendo, em grande escala, o desenvolvimento do Brasil. Sua atuação no terreno cultural, revelando-se das mais proveitosas, tem imposto o seu nome ao respeito de seus patrícios. Assim, sua biografia se torna imprescindível na presente obra, motivo por que ficaria muito grato se V.S. devolvesse, devidamente preenchido e assinado, o questionário anexo, acompanhado de um seu retrato autografado" (negritado).

Os documentos enviados por Vero foram encaminhados por Afrânio para serem arquivados no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.

No mencionado livro, consta o seguinte verbete a respeito de Vero Baptista de Azevedo:

 "Professor. Campos, RJ, 10 dez. 1929. Pais: Antônio Baptista de Sousa e Alice de Azevedo Baptista. Cas.: Nilcinéa Fernandes Baptista. Filhos:
Védio, Vilcinéa e Vanda. - depois, nasceu Vero - Inst.: Sec. Carreira. Prof. sec.; jornalista; func. autárquico; membro: Acad. Pedralva, Campos, RJ; Obras: artigos publicados em jornais. Endereço de residência: rua Aristides Figueiredo, 19, Bom Jesus do Itabapoana, RJ" .

Importante salientar a similitude de Vero com Afrânio Coutinho, também em relação à paixão pelos livros: ambos construíram vastas bibliotecas particulares. A de Afrânio passou a incorporar a Biblioteca da Faculdade de Letras da UFRJ, enquanto a de Vero está sendo preservada por seu filho em nosso município.

Um conjunto de obras raras, com clássicos da literatura mundial, brasileira, regional e bonjesuense, assim como livros em francês, inglês e espanhol, torna a Biblioteca Vero Baptista de Azevedo uma das mais qualificadas do Noroeste do Rio de Janeiro. 

Vero foi destacado professor no antigo Colégio Zélia Gisner e teve atuação relevante na área da cultura, no governo de Carlos Borges Garcia. Sua esposa Nilcinéa, por sua vez, foi professora emérita em todos os educandários bonjesuenses. 

Saudamos, assim, Védio, por duplo motivo.

Por um lado, por brindar nosso município com mais um espaço sagrado, o da leitura, que contribuirá enormemente para o desenvolvimento cultural e da consciência crítica, especialmente dos nossos jovens.

Por outro lado, por resgatar um personagem histórico da grandeza de seu pai, que deixou um legado extraordinário em todas as áreas da sociedade. 

Védio constitui outro legado admirável de Vero: exemplo de integridade moral, de amor e de luta por uma sociedade culta e humanizada.

Vero Baptista de Azevedo 





Futebol dos professores em Bom Jesus do Norte (ES), em 19/11/1967 


Vero Baptista de Azevedo no antigo Fórum de Bom Jesus do Itabapoana, localizado na rua Expedicionário Paulo Moreira 


Vero Baptista de Azevedo tomando posse no Conselho Municipal de Cultura, e o prefeito Carlos Borges Garcia 




Obra de Afrânio Coutinho, da Academia Brasileira de Letras 


Verbete sobre Vero Baptista de Azevedo no livro "BRASIL E BRASILEIROS DE HOJE", de Afrânio Coutinho, membro da Academia Brasileira de Letras 


Carta de Afrânio Coutinho, acadêmico da Academia Brasileira de Letras, a Vero Baptista de Azevedo 

Monarquia Portuguesa é uma das relíquias da Biblioteca Vero Baptista de Azevedo 








Os netos de Vero e Nilcinéa 


Prédio onde está localizada a Biblioteca Vero Baptista de Azevedo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário