Pedro Gonçalves da Silva Junior, o Cel. Pedroca, foi o 1º prefeito de Bom Jesus do Itabapoana por ocasião de nossa 1ª emancipação, ocorrida em 25 de novembro de 1890 |
No dia 25 de dezembro de 1890, ocorreu no prédio onde hoje se encontra o Big Hotel, a instalação do paço municipal, após o Decreto nº 150 de 24 de novembro de 1890, do governador Francisco Portela, que outorgou a 1ª Emancipação a Bom Jesus do Itabapoana.
Foi Portela que também nomeou o prefeito (presidente do Conselho de Intendência, equivalente à função de alcaide) Pedro Gonçalves da Silva Jr., conhecido como Cel. Pedroca, e os seguintes vereadores (intendentes): Capitão Francisco Teixeira de Siqueira Sobrinho, Manoel Antonio de Azevedo Mattos, Luiz Vieira de Rezende e Joaquim Teixeira de Siqueira Reis. José Cândido Fragoso foi nomeado secretário.
Relevante assinalar que a história de nossa 1ª emancipação está marcada em importantes espaços públicos de nosso município.
Praça Governador Portela é homenagem ao dirigente que deu a Bom Jesus do Itabapoana a sua 1ª emancipação em 25/12/1890 (arte: Cláudia Borges Bastos do Carmo) |
Francisco Portela dá nome à nossa praça principal. A rua Dr. Abreu Lima, por sua vez, se refere ao médico e deputado Dr. Leônidas Peixoto Abreu Lima, que era amigo do governador e influenciou na expedição do ato de emancipação. Foi o Dr. Abreu Lima que influenciou, ainda, na nomeação do nosso primeiro prefeito, Pedro Gonçalves da Silva Jr., o Cel. Pedroca, que para aqui havia se mudado em 1880, a seu convite, oriundo de Campos dos Goytacazes.
Por outro lado, há a rua nominada de "Gonçalves da Silva", que se refere a uma escola instalada pela irmã de Pedro Gonçalves da Silva Junior, Maria Gonçalves da Silva, na década de 1920. Ali estudou o historiador Francisco Camargo, conhecido como Zico, pai da saudosa musicista Georgina Teixeira de Mello, a dona Nina.
O sobrado de Pedro Gonçalves da Silva Junior se mantém até hoje, na parte alta da praça Governador Portela, contendo as iniciais de seu nome: PGS.
Luciano Augusto Bastos lançou, pela Editora O Norte Fluminense, uma importante obra sobre esse período, intitulada "De Município a Distrito", contendo os registros históricos das atas dos Conselhos de Intendência.
Nossos espaços públicos estão sempre a contar a nossa rica história. Que os ouvidos das novas gerações passem a ouvi-la. Só conhecendo o passado poderão estabelecer os rumos necessários para a construção de uma sociedade consciente e agente de sua própria história!
O sobrado onde morou Pedro Gonçalves da Silva Jr e a antiga Farmácia Normal comprada do sr. Modesto Andrade Camargo. A Farmácia Normal era o local onde se reuniam os intelectuais da época |
As iniciais PGS, de Pedro Gonçalves da Silva, estão instaladas na fachada do sobrado histórico |
A conceituada professora e historiadora, Maria Apparecida Dutra, neta de Pedro Gonçalves da Silva Junior, revelou fatos relevantes sobre seu avô e a nossa 1ª emancipação |
O JONF (Jornal O Norte Fluminense) saúda os 134 anos de nossa 1ª emancipação!
A sede do paço municipal, em 25/12/1890, foi instalada onde funciona hoje o prédio do Big Hotel |
"Quem lê jornal sabe mais, quem lê o jornal 'O Norte Fluminense' sabe muito mais!"
"De Município a Distrito", livro de Luciano Bastos publicado pela Editora O Norte Fluminense, conta a história da nossa 1ª emancipação, que ocorreu entre 25/12/1890 e 2/5/1892 |
Parabéns por sempre agussarem nossas lembranças sobre nossa história.
ResponderExcluirSaudações Bom-Jesuenses.