quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

25 de dezembro: os 134 anos de nossa 1ª emancipação

 

Pedro Gonçalves da Silva Junior, o Cel. Pedroca, foi o 1º prefeito de Bom Jesus do Itabapoana por ocasião de nossa 1ª emancipação, ocorrida em 25 de novembro de 1890


No dia 25 de dezembro de 1890, ocorreu no prédio onde hoje se encontra o Big Hotel, a instalação do paço municipal, após o Decreto nº 150 de 24 de novembro de 1890, do governador Francisco Portela, que outorgou a 1ª Emancipação a Bom Jesus do Itabapoana. 

Foi Portela que também nomeou o prefeito (presidente do Conselho de Intendência, equivalente à função de alcaide) Pedro Gonçalves da Silva Jr., conhecido como Cel. Pedroca, e os seguintes vereadores (intendentes): Capitão Francisco Teixeira de Siqueira Sobrinho, Manoel Antonio de Azevedo Mattos, Luiz Vieira de Rezende e Joaquim Teixeira de Siqueira Reis. José Cândido Fragoso foi nomeado secretário.

Relevante assinalar que a história de nossa 1ª emancipação está marcada em importantes espaços públicos de nosso município. 


Praça Governador Portela é homenagem ao dirigente que deu a Bom Jesus do Itabapoana a sua 1ª emancipação em 25/12/1890 (arte: Cláudia Borges Bastos do Carmo)

Francisco Portela dá nome à nossa praça principal. A rua Dr. Abreu Lima, por sua vez, se refere ao médico e deputado Dr. Leônidas Peixoto Abreu Lima, que era amigo do governador e influenciou na expedição do ato de emancipação. Foi o Dr. Abreu Lima que influenciou, ainda, na nomeação do nosso primeiro prefeito, Pedro Gonçalves da Silva Jr., o Cel. Pedroca, que para aqui havia se mudado em 1880, a seu convite, oriundo de Campos dos Goytacazes.

Por outro lado, há a rua nominada de "Gonçalves da Silva", que se refere a uma escola instalada pela irmã de Pedro Gonçalves da Silva Junior, Maria Gonçalves da Silva, na década de 1920. Ali estudou o historiador Francisco Camargo, conhecido como Zico, pai da saudosa musicista  Georgina Teixeira de Mello, a dona Nina.

O sobrado de Pedro Gonçalves da Silva Junior se mantém até hoje, na parte alta da praça Governador Portela, contendo as iniciais de seu nome: PGS.

Luciano Augusto Bastos lançou, pela Editora O Norte Fluminense, uma importante obra sobre esse período, intitulada "De Município a Distrito", contendo os registros históricos das atas dos Conselhos de Intendência.

Nossos espaços públicos estão sempre a contar a nossa rica história. Que os ouvidos das novas gerações passem a ouvi-la. Só conhecendo o passado poderão estabelecer os rumos necessários para a construção de uma sociedade consciente e agente de sua própria história!


O sobrado onde morou Pedro Gonçalves da Silva Jr e a antiga Farmácia Normal comprada do sr. Modesto Andrade Camargo. A Farmácia Normal era o local onde se reuniam os intelectuais da época 


As iniciais PGS, de Pedro Gonçalves da Silva, estão instaladas na fachada do sobrado histórico 


A conceituada professora e historiadora, Maria Apparecida Dutra, neta de Pedro Gonçalves da Silva Junior, revelou fatos relevantes sobre seu avô e a nossa 1ª emancipação 

O JONF (Jornal O Norte Fluminense) saúda os 134 anos de nossa 1ª emancipação!


A sede do paço municipal, em 25/12/1890, foi instalada onde funciona hoje o prédio do Big Hotel 

"Quem lê jornal sabe mais, quem lê o jornal 'O Norte Fluminense' sabe muito mais!"

"De Município a Distrito", livro de Luciano Bastos publicado pela Editora O Norte Fluminense, conta a história da nossa 1ª emancipação, que ocorreu entre 25/12/1890 e 2/5/1892

Um comentário:

  1. Parabéns por sempre agussarem nossas lembranças sobre nossa história.
    Saudações Bom-Jesuenses.

    ResponderExcluir