terça-feira, 10 de dezembro de 2024

OS 78 ANOS DO JORNAL O NORTE FLUMINENSE

 

Os irmãos Ésio Martins Bastos e Luciano Augusto Bastos 

O jornal O Norte Fluminense foi fundado no dia 25 de dezembro de 1946, por Ésio Martins Bastos, com apoio de José Carlos Pereira Pinto, Lao Monteiro, Delton de Mattos, João Batista Assad e outros idealistas, após o fim da 2ª Guerra Mundial. 

O nome da publicação se refere à região a qual pertencia o nosso município, na época. 

Durante 57 anos, Esio Bastos foi seu diretor e redator, até seu falecimento no dia 24 de agosto de 2003. A partir de então, assumiu o comando do jornal o seu irmão Luciano Augusto Bastos, que dirigiu nossa publicação até o dia 08 de fevereiro de 2011, data de seu passamento.

Foi Luciano Bastos quem ampliou os horizontes e fundou a Editora O Norte Fluminense, destinada a publicar obras de bonjesuenses. Foram lançados, até agora, dez livros da Coleção Literatura Bonjesuense, três obras da Coleção História de Bom Jesus e quatro CDs com músicas de nossa terra.

Já disse um leitor, certa vez: "quem lê jornal sabe mais; quem lê O Norte Fluminense sabe muito mais". Trata-se de um reconhecimento à linha editorial adotada por nosso periódico, voltada para o resgate de nossa rica história e da afirmação de nossa cultura e nossos valores. Somente respeitando o passado possamos construir o futuro. 

Os textos primorosos dos articulistas que colaboram com nossa folha constituem uma evidência da força literária e cultural de nossa gente e região. 

Por ocasião de mais um aniversário, celebramos a memória dos irmãos Esio Bastos e Luciano Augusto e reafirmamos nosso compromisso em dar continuidade a seus ideais. 

Somos o legado de nossa história, dos nossos antepassados, e continuaremos a fazer de nossa publicação uma trincheira em defesa da construção de uma sociedade culta e humanizada.

Agradecemos aos articulistas, assinantes, anunciantes e diversos colaboradores que sempre apoiaram nossa publicação, desejando a todos um Natal de muita Paz e um Ano Novo de esperanças fortalecidas em dias melhores. 


O diretor comercial de O Norte Fluminense, João Batista Assad, ícone da imprensa bonjesuense, com a máquina francesa Allauzet, do século XIX, que imprimiu o jornal, por décadas, e que, hoje, pertence ao acervo do Museu da Imprensa do Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB)




Nenhum comentário:

Postar um comentário