domingo, 22 de dezembro de 2024

DIA MEMORÁVEL: o ressurgimento da SOCIEDADE MUSICAL DA USINA SANTA MARIA!

 



O dia 21 de dezembro é mais uma data histórica para a Usina Santa Maria.

A chegada do músico João Antônio Vitorino de Sá, conhecido como João Braúna, filho do saudoso Maestro Sebastião Vitorino de Sá, oportunizou que a presidente da Sociedade Musical da Usina Santa Maria, Maria de Lourdes de Sá, sua irmã, juntamente com outro irmão, Paulo César Vitorino de Sá, tesoureiro do Teatro Cinema Conchita de Moraes, fossem à Escola Municipal José Epifânio de Oliveira, onde estão guardados os instrumentos musicais da entidade, após a desativação da agremiação musical, há vários anos.

Juntamente com eles estiveram o presidente do Teatro Cinema Conchita de Moraes, Jorge Roberto de Almeida, o Betinho, o vice-presidente, Luiz Carlos Robaina de Souza, o secretário Thiago Ribeiro de Almeida e o 2º vice-presidente da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, acompanhados de populares.

Após tomarem conhecimento dos instrumentos, ocorreu reunião histórica, onde foram deliberadas ações para o restabelecimento da Sociedade Musical. A primeira etapa consistirá na seleção de nomes de pessoas interessadas em integrar a entidade. Restou também anunciado o nome do maestro da corporação: Adalto Bento. residente em Farol de São Tomé. As aulas terão início no mês de janeiro.

Restou decidido ainda o retorno da tradicional Alvorada, no próximo dia 1º de maio, dia de festa do distrito santa-mariense. Outra proposta discutida foi a realização do 1º Encontro de Bandas da Usina Santa Maria, no final de 2025.

Ao final, foram entoadas, com alegria e emoção, duas música clássicas do distrito, cujas letras reproduzimos:

(I)

"Se recordar é viver 
Vamos recordar 
O tempo passado 
Esse eu quero enaltecer 
Deixou na história o seu nome gravado 
O futebol igual aquele 
Não se encontra hoje em dia 
É com orgulho que eu canto 
Em homenagem ao Santa Maria"

(II)

"Santa Maria, felicidade!
Não vou chorar porque eu sou feliz 
Meu coração palpita toda hora 
Santa Maria vai embora 
Quem é que não sente 
Quem é que não chora"

Pode-se concluir que
QUANDO SE REÚNE A FAMÍLIA VITORINO DE SÁ/ BANDA, FUTEBOL, HISTÓRIA E ALEGRIA, TUDO ALI ESTÁ!

Com o restabelecimento da Sociedade Musical da Usina Santa Maria, nosso município passa a contar com impressionantes três agremiações musicais, juntamente com as Liras 14 de Julho e Operária Bonjesuense, o que evidencia o movimento ascendente da força cultural de nossa gente.




















































MEMÓRIA 



Sebastião Vitorino de Sá era músico da Sociedade Musical de Santa Maria quando o Maestro José Primo, a comandava. Na foto, com os músicos Mário Mothé, Luís Francisco (Moreno), Zequinha Abreu, Jairo Nogueira, Júlio Nogueira e João Batista Cruz 
(Foto: "De Campos aos Fluminenses")






MEMÓRIAS DA VIVÊNCIA NA USINA SANTA MARIA, por  João Batista da Cruz:

Nenhum comentário:

Postar um comentário