sexta-feira, 13 de julho de 2012

2a. Oficina Literária do ECLB: revelação de poetas




A 2a. Oficina Literária do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), intitulada "DRUMMOND NO MEIO DO CAMINHO", ministrada pelo Professor de Literatura e de Língua Portuguesa, ator e autor Adriano Moura, de Campos dos Goytacazes (RJ), superou as expectativas, levando os participantes a se sentirem motivados a se dedicarem à literatura e criarem poesias.

Segundo Moura, Carlos Drummond de Andrade  pertenceu à geração de modernistas  da década de 1930, rompendo com as regras dominantes e escrevendo poesias sem métricas, sem rimas e com repetição do uso de termos. Acentuou, por outro lado, que "fazer poesia não é fazer confissão dos sentimentos, mas realizar a transposição do que sentimos em uma linguagem que venha a ter um alcance universal. Drummond foi o maior poeta brasileiro, mas foi expulso da escola por contrariar as regras da gramática", assinalou.

O oficineiro fez a introdução à obra de Drummond através de suas poesias "Poemas de sete faces", "Balada do amor através das idades" e "No meio do caminho".

Os participantes foram levados a criar poesias e a realizar uma encenação teatral, com base em texto drummondiano.

Ao final, Moura assinalou que várias poesias escritas durante a oficina são de expressivo valor, o que indica a qualidade dos participantes e também a possibilidade de revelação de novos poetas.


A professora Eliane Costa de Almeida, da Escola Estadual Horácio Plínio, de Bom Jesus do Norte (ES), assinalou que "é com a literatura que iremos conseguir fazer o mundo ser melhor", registrando ainda a importância do ECLB para a região. Participaram também da oficina a professora Vilma Correia da Silva, do Instituto Estadual de Educação Éber Teixeira de Figueiredo e da Escola Estadual Roberto Silveira, os membros da Academia Bonjesuense de Letras Paulo Xavier e Tereza Cristina Lima Nazareth, o escritor Mateus Verdan, os atores da Cia de Teatro América Latina Bianca Gonçalves, Hudson Furtado, Moacir Neto, Hyago de Paulo, William Valadão, Matheus Di Oliveer, Isadora Chiesa, Auxiliadora Carvalho, Adriana Peixoto e a advogada de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Lucília Stanzani, entre outros.





Oficina literária em Bom Jesus traz como tema a poesia de Drummond

                                                                  Mateus Verdan


Aconteceu na tarde do dia 23 de junho, sábado, no Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), a 2a. Oficina de Literatura e Humanidades com o tema "Carlos Drummond de Andrade no meio do caminho", que trouxe para a população de Bom Jesus e cidades vizinhas o contato com este que é, talvez, nosso poeta de maior alcance. Figurado entre os cânones da literatura modernista brasileira, a escrita de Drummond, o mineiro de Itabira que quando jovem fora expulso do colégio em que estudava por insubordinação, está incorporada por uma universalidade atemporal presente nos seus versos perspicazes sobre os sentimentos e o cotidiano do homem-no-mundo. O evento foi conduzido pelo poeta, artista e professor de Língua Portuguesa Adriano Moura e teve como característica uma "pegada" leve cheia de bom humor. Por se tratar de uma oficina de literatura, foi pedido aos participantes que cada um deles escrevesse uma poesia, dando vazão à criatividade dos presentes. Além disso, foi proposto aos mesmos, que se dividissem em grupos e, assim, de improviso, encenassem as estrofes de "Poema de Sete Faces". Por tudo isso e muito mais, o ECLB firma-se a cada dia como lugar de destaque na difusão da cultura entre o povo de Bom Jesus do Itabapoana. Aguardamos com entusiasmo os próximos eventos.

                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário