segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O 2o. Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana




(Da série "BOM JESUS DO ITABAPOANA SENTIU SUA GRANDEZA". 3a. parte)




O início do 2o. Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana, no dia 10 de agosto, teve início com a inauguração do Museu do Show, em Mutum de Baixo (veja a matéria postada neste blog).


VISITA À CASA DOS AVÓS DE ROBERTO E BADGER SILVEIRA


Em seguida, foi visitado o local onde residiram Antônio Ignácio da Silveira e Maria Borges da Silveira, avós dos governadores Roberto e Badger Silveira, em Quebrados.


Casa do Moinho



Comitiva do Passeio Cultural à frente da Casa do Moinho


Badger Silveira e Ana Maria Silveira no interior da Casa do Moinho

Badger Silveira e Ana Maria Silveira, vendo-se ao fundo o cômodo que restou do casarão onde residiram seus bisavós


MUSEU DA IMAGEM

A comitiva do Passeio Cultural visitou o Museu da Imagem, no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, onde foram recebidos pelo médico Norberto Boechat e sua irmã Lucinha Boechat, que mantêm o Museu. 


Delegação à frente do Museu da Imagem


Peças raras compõem o acervo do Museu da Imagem



Em seguida, o anfitrião convidou todos para uma significativa reunião cultural em sua residência, com um lanche recheado com declamação de poesias e apresentação de piano.



Lucinha Boechat, Badger Silveira Filho, Ana Maria Silveira e Norberto Boechat







Lucinha Boechat, Badger Silveira Filho, Ana Maria Silveira e o casarão do século XIX

Ainda em Pirapetinga de Bom Jesus, o vereador Hamilton Borges convidou a delegação para um café na Padaria e Restaurante dirigidos por seus pais Márcia Borges Alvarenga e Claudio Alvarenga.



A comitiva foi recepcionada na Padaria e Restaurante de Márcia Borges Alvarenga e Claudio Alvarenga, pais do vereador Hamilton Borges Alvarenga


USINA FRANCO AMARAL




A delegação do 2o. Passeio Cultural visitou, em seguida, a Usina Franco Amaral, usina-piloto idealizada por Roberto Silveira, com o objetivo de fornecer energia para a construção da Usina de Rosal, que seria utilizada para a construção de um pólo industrial em Bom Jesus do Itabapoana.

A empresa Quanta Geradora de Energia, que administra a Usina, autorizou a visita, que foi acompanhada pelos funcionários José Luís Pereira e José Renato Xavier. A unidade tem como coordenador Rogério Muniz.






Wilma Martins Teixeira Coutinho, Ana Maria Silveira, Maria Cristina Silveira e Badger Silveira visitaram as instalações da Usina Franco Amaral, acompanhados dos funcionários José Luís Pereira e José Renato Xavier
O interior da Usina Franco Amaral



Após a visita à Usina Franco Amaral, ocorreu o almoço na Bar do Edészio, prosseguindo-se com o lançamento da pedra fundamental do Memorial Governadores Roberto Silveira, cuja matéria já foi relatada neste blog.

Edézio Machado de Souza e familiares em frente à sua residência, na Barra do Pirapetinga

A maratona cultural continuou, então, com a visita  ao Museu da Família Decimoni e da ASDRUC (Associação do Desenvolvimento Rural e Urbano), no distrito de Calheiros, com o apoio da PM, que acompanhou a delegação até Rosal.




MUSEU DA ASDRUC 

 



Badger Silveira Filho, Ana Maria Silveira, Leocádio de Oliveira, Maria Cristina Silveira e Elpídio Rodrigo do Canto, em frente ao Museu da ASDRUC


MUSEU DA FAMÍLIA DECIMONI






Ana Maria Silveira, Badger Silveira Filho, Maria Cristina Silveira e membros da Família Decimoni


CONFRATERNIZAÇÃO EM ROSAL




O 2o. Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana foi encerrado com uma bela confraternização na Praça de Rosal, regada com canções e com a certeza de que um mundo diferente é possível de ser construído.

Comitiva do 2o. Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana na Capela de Sant'Ana



AO O NORTE FLUMINENSE


                                                     Wilma Martins Teixeira Coutinho

       Como disse nas minhas singelas palavras, foi uma grande emoção participar dos momentos em que Bom Jesus do Itabapoana resgata a memória de nossos saudosos filhos dessa “Pátria amada”, Roberto Silveira e Badger Silveira. 

        Levantou uma história que não pode ser esquecida. Seus filhos Badger Filho, Ana Maria e Maria Cristina e esta que escreve, deixaram essa cidade com o coração feliz e agradecido. O evento trouxe à tona pontos históricos que enriquecem a juventude bonjesuense que sequer estavam nascidos. O carinho de todos nos comoveu. Espero em Deus, que me dê saúde para voltar. 

Todos estão de parabéns neste rico evento e grande pesquisa. Nada faltou. Minha afinidade com essa cidade foi imensa. Creio que meu Teixeira está enraizado nessas terras.

Obrigada



Wilma



 

Bom Jesus  do Itabapoana

É sagrado pelo nome que tem

É o pai eterno rezando

Por seus filhos... AMÉM





      18.08. 2014




Aos queridos amigos de Bom Jesus do Itabapoana




Desejamos agradecer o convite e toda a infraestrutura que gentilmente nos dispensaram para esse grande evento.​​​​  Agradecer - a todos- esses dias indescritíveis de emoções, alegrias e descobertas.​​​



Ainda estamos encantados com nossa estada em Bom Jesus do Itabapoana

​​

 É difícil encontrar palavras que descrevam com justiça o que vivenciamos. Nós nos sentimos tão em casa como só em casa de verdadeiros amigos. 



  Foi emocionante rever​​ Bom Jesus e constatar ​​​que nossos  antepassados contribuíram positivamente para a sua história política, econômica e cultural. 

Principalmente comprovar a doçura desse povo bonjesuense, com o qual nos deparamos todo o tempo no Colégio Rio Branco, nas ruas, nas visitas residenciais, usinas de cerâmica ou elétrica Franco Amaral, nas fábricas de doces, nas fazendas, diversos e interessantes museus, nos eventos culturais que nos encantaram como o jongo, o recital de piano,  oficinas de pintura​​, os corais de Rosal e Amantes da ​​Arte, Trio Latino-Americano, saborosos almoços no Bar do Edézio e na Panificadora Família Borges, na palestra sobre Arte-Sacra, na cavalgada, contação de histórias e muito mais. 


Ficamos muito emocionados em pisar o solo aonde nasceram, estudaram e viveram nossos amados e inesquecíveis familiares, conhecer os casarões e a casa de farinha, pastos e o rio Itabapoana por onde passaram.


Não temos palavras também para descrever o carinhoso acolhimento pelas famíliasmaravilhosas de Gino, Neneco, Naninha e Lillia, e também agradecerao Andrezinho, ao Clerinho, ao Eraldo e ao Jailton da Penha, pelos cuidados atenciosos que nos dispensaram.


     Bom Jesus, ao resgatar a memória dos seus filhos, os Governadores Roberto e Badger Silveira, está levando à sua juventude a mensagem de uma política exercida com seriedade e justiça, responsabilidade e visão do presente e do futuro cada vez melhores para o povo fluminense, povo este alegre, solidário e generoso que um dia já foi representado por estes bonjesuenses que mostravam a política feita com amor.


    Um grande abraço a todos, em nome de Wilma Martins Teixeira e toda a família Silveira.


 Ana Maria Silveira
















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário