Esta Fazenda, juntamente com a Fazenda São José por ele estabelecida em terras que hoje pertencem a Porciúncula (RJ), criaram as bases para a criação do município de Natividade (RJ).
Esta história é narrada por Leontília Maria da Silva Garcia, viúva de Abelino Garcia da Fonseca, o último proprietário da histórica Fazenda do Engenho.
Abelino Garcia da Fonseca: último proprietário da Fazenda do Engenho |
Vivenda Maria Altina, no centro de Natividade (RJ) |
Segundo Leontília, posteriormente, a Fazenda do Engenho foi propriedade do médico Tancredo Lopes e sua esposa Maria Altina. "Eles eram proprietários da Fazenda e do casarão conhecido como Vivenda Maria Altina, localizado no centro da cidade. O prédio onde ficava a senzala, contudo, já não existe mais".
Celina Garcia da Fonseca e Abel Jacinto da Fonseca, antigos proprietários da fazenda |
Segundo Leontília, "na década de 1960, puseram fogo na Fazenda do Engenho, em decorrência de disputa política. A fachada e apenas algumas partes do interior se mantiveram intactas. Atualmente, meu enteado Afrânio Mendonça e minha filha Zélia Garcia da Fonseca são os mais entusiasmados em preservar o casarão e sua história", salienta.
Banheiro foi preservado |
Interior da sede da fazenda |
Parte da Fazenda do Engenho foi, há anos, transformada em loteamento, que deu origem ao bairro Morada do Engenho, também conhecido como Bairro Santa Terezinha. Com o falecimento de Abelino, novo loteamento deverá ser implementado.
Fazenda do Engenho e a área onde deverá ocorrer um novo loteamento |
Sabem dizer se a fazenda atualmente recebe visitas? Meu pai morou lá quando criança, era afilhado da Sra. Maria Altina, e gostaria de conhecer o local.
ResponderExcluir