segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

OS PONTAS VOLTARAM





Faustino Ruiz



 





Durante muito tempo os pontas atuavam apenas de forma ofensiva, sem obrigações de marcar, a seguir foram eliminados em função de jogadores centrocampistas , onde surgiu a famosa frase de Jô Soares "Bota Pontas Telê".


No desenho atual, aparecem nos lados do campo onde existe mais espaço, agredindo o adversário, porém recuando e atuando como marcadores quando a bola está em poder do adversário.

Este recuo permite maior número de jogadores no centro, facilitando o controle do jogo, e também é frequente jogarem com posições trocadas, o canhoto do lado direito e vice versa, facilitando o ângulo do arremate ao gol. Com estas mudanças a posição do centro-avante fixo como referência também vai mudando, aumentando a movimentação dos atacantes para confundir as fortes marcações de hoje.

Da mesma forma que os "records" continuamente vêm sendo superados nos esportes olímpicos, também no futebol, com os avanços na preparação física, os espaços vão continuamente diminuindo, tornando o passe preciso e de primeira mais importante talvez que o próprio drible, embora ainda muito importante em alguns momentos do jogo para romper retrancas, através de ações individuais.

FUTEBOL INTERNACIONAL

No "Champions", Campeonato Europeu de Clubes em fase de Oitavas de Final, o sorteio não foi afortunado para o Barcelona que enfrentará mais uma vez o Manchester City, nem para o Chelsea que pegará o Paris Saint German.


CURIOSIDADES

Você sabia? Que nos anos 20 foram usados números nas camisas pela primeira vez num jogo na Inglaterra, sendo que começava num time de 01 a 11, e de 12 a 22 no adversário, concluindo mais tarde que os times poderiam ter a mesma numeração.



FAUSTINO RUIZ, Janeiro 2015
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário