Sociedade Musical Lira de Laje do Muriaé fez apresentação brilhante, no tradicional Teatro João Caetano (foto: Venina Freitas) |
Segundo informa Maria Beatriz, diretora do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ), repercutindo notícia da lajense Venina Freitas, representante do CCMB, no Rio de Janeiro, a Sociedade Musical Lira da Esperança de Laje do Muriaé (RJ) brilhou e alcançou o 1º lugar na categoria Melhor Banda na Categoria de Pequeno e Porte Médio do Estado do Rio de Janeiro, dentro do projeto Banda Larga, que ocorreu em sua 5ª edição, promovido pela Secretaria de Cultura em parceria com a FUNARJ.
Segundo o site do governo do estado, "o Projeto tem como meta incrementar a formação de instrumentistas e mestres das bandas de músicas fluminenses, oferecendo cursos intensivos e gratuitos de atualização musical e de manutenção e reparo de instrumentos. Assim, preserva esse verdadeiro patrimônio imaterial do estado" ( http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-projeto/banda-larga )
As oficinas ocorreram na Escola de Música Villa-Lobos, entre os dias 3 e 7 de março, permitindo a participação de até 30 alunos em cada uma. A maratona de apresentação das Bandas do Estado, por sua vez, ocorreu no Teatro João Caetano, nos dias 05, 06 e 07. A grande final ocorreu no dia 08, com distribuição de R$20.000,00 em prêmios. Para a inscrição das Bandas, exigiu-se a execução de obra informada no link oficial.
Participaram do projeto, na categoria de Pequeno e Médio Porte, as seguintes bandas:
Associação Musical de Miguel Pereira (Miguel Pereira), Banda de Concerto Amantes da Música (Belford Roxo), Cia de Artes Musicais Força e Garra de São Gonçalo (São Gonçalo), Fanfaduque – Fanfarra de Duque de Caxias (Duque de Caxias), Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário (Quatis), Banda de Música FAETEC (Nilópolis), Grêmio Musical 1º de maio (Três Rios), Sociedade Musical Lira da Esperança (Laje do Muriaé) e Sociedade Musical Sete de Setembro (Miracema).
A premiação da Sociedade Musical Lira da Esperança de Laje do Muriaé (foto: Venina Freitas) |
Ao mesmo tempo que parabenizamos o maestro Araceli Resende Silva, a presidenta Esmeralda Olivier Pinto e a todos os membros da Sociedade Lira da Esperança de Laje do Muriaé, assim como a sociedade lajense, pelo grande êxito, segue a pergunta que não quer calar: por que a Lira Operária Bonjesuense não participou desse importante evento?
LAJENSES RECEBEM SEUS HERÓIS
Vejam como foi a recepção do povo lajense, na noite do dia 8 de março, aos heróis da Sociedade Lira da Esperança.
Agradecimento de ESMERALDA OLIVIER PINTO, maestrina, clarinetista e presidenta da Sociedade Musical Lira da Esperança:
Nenhum comentário:
Postar um comentário