segunda-feira, 9 de março de 2015

O CIRCUITO DA DESFAÇATEZ


No dia 27 de julho do ano passado, O NORTE FLUMINENSE postou em seu blog matéria intitulada "O CURTO-CIRCUITO DA PREFEITURA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA E DO GOVERNO DO ESTADO".

Na referida matéria, aludiu-se à placa com os emblemas do Estado e do Município, que informava falsamente a existência de um "Circuito Religioso", afixada em período eleitoral, e indicativa de futuro asfaltamento entre Calheiros e Arraial Novo. 




Placa com emblemas do Estado e do Município afixada em período eleitoral


Consta na postagem: "A palavra 'circuito' costuma ser utilizada como referência a um itinerário organizado na seara de determinada atividade. Assim, temos, como exemplo, o Circuito Cultural Arte Entre Povos que, neste ano, entre os dias 7 de agosto e 19 de setembro, em sua 5a. edição, levará um certo número de artistas a percorrerem vários municípios de quatro estados, estimulando a integração cultural".



A matéria prosseguiu: "Um dos elementos que  caracteriza um circuito, portanto, é esta organização de itinerário, onde as pessoas são levadas a percorrerem vários locais.

Por outro lado, diz-se que quando há falta de inteligência, a esperteza se manifesta.

A prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana, desde o ano passado, passou a utilizar algumas manifestações católicas do município, como integrantes de um inexistente "circuito religioso".

É como se alguém quisesse, por exemplo, afirmar que em Bom Jesus do Itabapoana há o "circuito das águas", simplesmente devido ao fato de nosso município contar com rio, riachos e cachoeiras.

A prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana e o governo do Estado utilizam, portanto, a denominação  "circuito religioso" como mero  artifício de retórica.

Indague-se ao romeiro que participa da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, entre Calheiros e Arraial Novo (local a que alude a placa) se ele se considera participante de um circuito religioso. Isso soará como ofensa à sua fé.


Com efeito, o romeiro  ao participar de uma Romaria manifesta sua fé íntima, a vivencia. Ao contrário do turista, que se limita a observar o evento.

O fato é que não existe o divulgado Circuito Religioso em Bom Jesus do Itabapoana, seja por qual for o prisma com que se analise a questão. Não há Circuito Religioso pela ótica do cristão que participa dos eventos religiosos, e não existe Circuito Religioso sob a concepção de arregimentação de turistas para acompanharem os eventos religiosos locais".

O texto finalizou: "Diante do curto-circuito da inteligência, só resta usar a esperteza".

Como o tempo é o senhor da razão, o que constatamos, agora,  após o período eleitoral, é algo que ultrapassa a mera constatação de "esperteza".


Fim da eleição fez com que a placa da Prefeitura e do governo do Estado fosse arrancada


Ilusão de asfaltamento: obra apenas no início da estrada



 

O fim das eleições levou as máquinas e operários: 1 km de asfalto e cerca de 5 km por fazer

Manilhas adquridias com recursos públicos foram abandonadas


Obras de contenção estão desmoronando: descaso com a vida humana
Fotos de André Luiz de Oliveira


As anunciadas "obras da estrada" consistentes no asfaltamento de cerca de 6km se revelaram um blefe.

Asfaltaram apenas um pequeno trecho no início da estrada entre Calheiros e Arraial Novo, assim como um trecho menor próximo ao Santuário de Aparecidinha, o que totaliza cerca de 1 km de asfalto implementado, contra 5 km por ainda ser feito, indicando que a obra só será finalizada nas próximas eleições de 2015. A placa que anunciava a obra foi arrancada do solo e as máquinas e os operários foram embora logo após o período eleitoral. 

Não há falta de pudor, portanto, à Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana e ao governo do Estado em ver nas manifestações religiosas ocasião de ilícito proveito político-eleitoral.



Mais adequada à realidade, hoje, portanto, seria a fixação de uma outra placa anunciando um Circuito específico que revela o proceder da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana e do governo do Estado: o Circuito da Desfaçatez.








Nenhum comentário:

Postar um comentário