quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

"Pela união de São Pedro do Itabapoana, Ponte do Itabapoana e dona América", proclama líder sulcapixaba




Maurino Gomes de Vasconcelos, aos 86 anos: "Luto pela união de São Pedro do Itabapoana, Ponte de Itabapoana e Dona América"


Hoje, completa um ano de falecimento de Maurino Gomes de Vasconcelos, residente em São Pedro do Itabapoana. Há 5 anos, O Norte Fluminense fez a seguinte matéria sobre ele.

Maurino Gomes de Vasconcelos completará 87 anos de idade no próximo dia 10 de junho, em São Pedro do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul (ES), patrimônio histórico do Estado, com cerca de 50 imóveis tombados.

Com ardor juvenil, mantém acesa a luta pelo ideal de nova emancipação de São Pedro do Itabapoana, englobando outros dois distritos de Mimoso do Sul: Ponte de Itabapoana e Dona América.

"Sou do tempo da lamparina. Em 1940, não havia o ginásio em São Pedro do Itabapoana. 

Certa vez, Sílvio Velozo disse para meu pai José Pereira Vasconcelos, que era Artur Bernardes 'doente' - o presidente que construiu a Escola de Agricultura de Viçosa - que somente com estudos a pessoa poderia se desenvolver na vida, aconselhando que me estimulasse a estudar.

Em 1953, fiz concurso público e passei para agente administrativo do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro. Entre 800 candidatos disputando 23 vagas, fiquei em 8º lugar", assinala.  

Segundo Marino, "observo que o país se desenvolveu muito. Hoje, só não estuda quem não quiser. Além disso, os trabalhadores têm toda a espécie de crédito, podendo construir suas casas próprias e encontrarem trabalho. Gosto de ver a ascenção de nosso povo, de nosso país.

Por outro lado, entendo que a emancipação de São Pedro do Itabapoana, ao qual se uniriam os distritos de Ponte do Itabapoana e Dona América, poderiam trazer novos momentos de prosperidade para a nossa região, uma vez que vivemos esquecidos pelas autoridades, a ponto de não termos sequer uma estrada decente que nos ligue a Apiacá (ES)", registra. 



Estação de Ponte do Itabapoana foi inaugurada em 1879




Ponte de Itabapoana mantém prédio de sua época de prosperidade





Estrada de Ferro Leopoldina foi construída em Dona América, em 1895


América Angélica de Azevedo Lima, proprietária da Fazenda São Domingos deu nome ao distrito de Dona América


Capela de São Domingos, em Dona América, foi fundada em 8/08/1926





Em 8 de agosto de 1926 foi fundada a Capela de São Domingos, localizada em Dona América, distrito de Mimoso do Sul (ES).

Destaque é a Fazenda São Domingos, de propriedade de América Angélica de Azevedo Lima, que deu nome à localidade, por sua doação de área para a construção da Estrada de Ferro Leopoldina em 1895, e que atravessa a localidade.

Dona América tem sua vida econômica embasada na criação de gado e nos seringais.


Maurino nunca se conformou com o fato de São Pedro do Itabapoana, que era sede próspera do município, até a Revolução de 1930, ter se transformado em distrito.

Como pode ser que, nosso município, que era uma potência econômica e o segundo mais populoso do estado, ter decaído desta maneira?

"Continuo acreditando na possibilidade de nos tornarmos município, novamente, unindo-nos a Ponte do Itabapoana e Dona América".


Maurino, Maria José Bertoncelli da Silva e Carlos Alberto Ginaid da Silva: paixão por São Pedro do Itabapoana


Maria José Bertoncelli da Silva, nascida em São Pedro do Itabapoana, em 1º/06/1953, diz que "as autoridades abandonaram São Pedro do Itabapoana. Somos um Sítio Histórico mas o acesso à nossa comunidade é difícil. Na localidade de Pedra Riscada, há vários proprietários que se uniram e dão exemplo para todos nós. Essa união, contudo, deveria ocorrer em toda região", salienta.

Carlos Alberto Ginaid da Silva, esposo de Maria José, foi vereador em Mimoso do Sul e organizou por 16 anos a "Festa da Amizade" e confirma o teor da reclamação da esposa:"








Capela de São Pedro do Itabapoana




















Nenhum comentário:

Postar um comentário