terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

"Precisaria de ao menos 50 anos a mais de reflexão..." Antero de Quental

 

Antero de Quental


O poeta português Antero de Quental respondeu ao também poeta Castilho, 42 anos mais velho do que ele, nas jornadas da chamada “Questão Coimbra": "Precisaria de 50 anos a menos de idade (permitem-se tolices a jovens) ou 50 anos a mais de reflexão".


Antero de Quental a Castilho:

"Por aqui, Exmo. Sr. Muito tinha eu que dizer: mas temo no ardor de discursos, faltar ao respeito a V. Exa., aos seus cabelos brancos. Cuido mesmo que já me escapou uma ou outra frase não reverente e tão lisonjeira como eu desejava. [...] Levanto-me quando os cabelos brancos de V. Exa. passam diante de mim. Mas o travesso cérebro que está debaixo e as garridas e pequeninas coisas que saem dele confesso não me merecem nem admiração, nem respeito, nem ainda estima. A futilidade num velho desgosta-me tanto como a gravidade numa criança. V. Exa. precisa menos cinquenta anos de idade, ou então mais cinquenta de reflexão.

É por esses motivos todos que lamento do fundo da alma não me poder confessar, como desejava, de V. Exa.

Nem admirador nem respeitador.

Antero de Quental

Coimbra, dois de novembro de 1865."

Nenhum comentário:

Postar um comentário