sábado, 5 de fevereiro de 2022

Maria Prestes visitou o ECLB no dia 13 de maio de 2013

 

Faleceu ontem, aos 92 anos, Altamira Rodrigues Sobral Prestes, conhecida como Maria Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes. No dia 13 de maio de 2013, ela esteve em Bom Jesus do Itabapoana, e visitou o ECLB, por ocasião da Semana de Museus. Na oportunidade, autografou o seu livro "Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes". Veja, a seguir, a matéria de O Norte Fluminense sobre a visita histórica.


DIA MEMORÁVEL NO ECLB





O dia 13 de maio foi um dia memorável no ECLB. Dando o início à 11a. Semana Nacional doe Museus, a entidade promoveu, pela manhã, a abertura da Exposição COLECIONAR PARA QUÊ? onde diversos expositores de Bom Jesus do Itabapoana e da região estiveram presentes. A Exposição teve grande acolhimento por parte dos estudantes e prosseguirá até o mês de junho.











À noite, o ECLB recebeu uma visita histórica: Maria Prestes, viúva de Luíz Carlos Prestes. Ela esteve em Bom Jesus para participar do lançamento do seu livro "Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", organizado pelo IFF (Instituto Federal Fluminense). O professor de História da entidade, Luciano Rezende, acompanhou Maria Prestes, que apreciou as instalações do ECLB e escreveu dedicatórias aos presentes que a reconheceram e adquiriram seu livro.

Maria Prestes no ECLB



Maria Prestes fez dedicatória em seu livro, em uma das salas do antigo Colégio Rio Branco


Em seguida, ocorreu a solenidade relativa à doação ao ECLB, por parte dos filhos de Alípio Garcia Campos, José Francisco e Maria Cândida Borges de Campos, de 18 volumes encadernados do jornal A Voz do Povo concernentes às décadas de 40 a 60. Esta doação foi idealizada pela ex-vereadora Maria Áurea Megre Hobaica. Estiveram presentes ao evento a dra. Nísia Campos, redatora do jornal A Voz do Povo e presidenta do ILA (Instituto de Letras e Artes Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo), a diretora de Cultura de Bom Jesus do Itabapoana, Martha Salim e os vereadores Celso Rezende e Leo Xambao.

José Francisco Borges de Campos: brilho de pai para filho


José Francisco, diretor do Instituto do ILTC (Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência (www.iltc.br) proferiu um discurso que, por sua grandeza, deve ser, futuramente, convertido para publicação em O Norte Fluminense.

José Francisco, Claudia Bastos, Maria Áurea, Martha Salim e Dra. Nísia Campos


A impressão que se tinha, ao ouvi-lo, é que, repentinamente, Bom Jesus do Itabapoana retornara aos tempos áureos de personagens da estirpe de seu pai, Alípio Garcia Campos, dos escritores e oradores eloquentes que convenciam não só pelo dom da palavra, mas pela coerência da mesma com a ação.

Ao final do dia memorável, ficou a certeza de que os sonhos e as lutas de Alípio Garcia Campos continuam presentes.


Maria Cândida e José Francisco Borges de Campos, ex-alunos do Colégio Rio Branco, emocionados ao reverem o local onde estudaram


Um comentário: