terça-feira, 5 de setembro de 2017

O testemunho da Irmã Josenira Rodrigues


Ir. Josenira Rodrigues


Irmã Josenira Rodrigues, nascida em Bom Jesus do Norte (ES), completou 26 anos de Congregação das Irmãs de Jesus na Eucarista e 23 de votos. Postamos, a seguir, seu lindo testemunho de vida.



“O amor Divino vos deve bastar, este sim deve ser forte, penetrante no vosso coração para que vos dê a força de tudo sofrer por amor Dele. ” (Madre Gertrudes de São José)


Sou a filha mais velha de um casal, que tem 2 filhos. Meu pai, José Maria Rodrigues e minha mãe, Walnira de Souza Rodrigues, de família simples mas cheios da graça de Deus. Desde pequena, fui inserida na vida da comunidade eclesial, participando da catequese, das celebrações, dos momentos de formação dos grupos de círculos bíblicos. Meus pais sempre muito católicos, deixaram-me uma herança de princípios e valores humanos e cristãos, do qual, na simplicidade e na generosidade, fui aprendendo a doar minha vida para que o Reino de Deus pudesse acontecer.



Minha mãe conta que, quando pequena, tirava o lençol do meu berço e colocava na cabeça e saia pela casa rezando e ainda puxava meu irmão, Josimar de Souza Rodrigues, pouco mais novo do que eu, para ir comigo rezando. Sinto que Deus já sinalizava minha vocação, aos poucos Deus foi lapidando em mim a vocação à Vida Religiosa.

Ir. Josenira, com os pais Walnira e José Maria, e o irmão Josimar
Ir. Josenira e os pais José Maria e Walnira


Logo após a minha Primeira Eucaristia, com 7 anos, fui convidada para ser coroinha. O que foi crescendo em mim o amor à Eucaristia. Todas as vezes que ia servir no altar, era como se eu fosse inserida no mistério eucarístico de forma tão densa e única que renovava em meu coração o desejo de consagrar minha vida a Deus. Fui crescendo com esses sentimentos em meu coração. Participava de tudo o que era possível na Igreja, levava muito a sério meus estudos e ajudava meus pais nos afazeres de casa. Muitas pessoas falavam que eu era uma adolescente diferente, sempre muito envolvida nas coisas da Igreja. Não tive interesse por namorar, por farras, festas ... mas isso não me fez melhor ou pior do que as meninas de minha idade. Só me sentia com sonhos e interesses diferentes.



Como sempre gostava de ler, sempre procurava as revistas "Missão Sem Fronteiras" na casa paroquial para ler e me encantava com os relatos missionários. Sentia que era esse o estilo de vida que desejava. Tive um pouco de dificuldade, por parte de minha família e alguns amigos, em aceitar minha decisão, mas nunca desanimei. Buscava na oração força para ir descobrindo o que realmente Deus queria de mim. Também me sentia interpelada pela realidade difícil de algumas crianças que iam na padaria do meu pai pedir pão. Sempre pensava que um dia poderia ajudá-las a ter uma vida diferente. Comecei a trabalhar como professora dando aula particular, muito cedo. Sempre amei a profissão de professora e acreditava que a educação iria mudar a sociedade.

Ir. Josenira na Capela do Centro de Formação Martina Torloni, em Vila Velha (ES)


Aos 16 anos, conheci uma religiosa da Congregação das Irmãs Paulinas que me fez o convite para conhecer a vida da congregação. Me interessei e comecei a fazer o acompanhamento vocacional. Gostava muito do material que recebia para estudo e procurava fazer tudo da melhor maneira possível. Mas sentia que meu coração não era todo feliz, pois achava a vida missionária delas um pouco diferente dos meus anseios, pois sempre gostei de trabalhar com crianças e em escola.  










Aos poucos, fui entendendo que, meu amor à Eucaristia, meu desejo de ajudar as crianças que pediam pão na padaria de meu pai e o amor pela educação eram aspectos do meu carisma pessoal que precisava ir configurando com o carisma congregacional. Daí, o carisma das Irmãs Paulinas não era o que buscava.



Um belo dia, Padre Rogério Beber, que me acompanhava na minha caminhada vocacional, me disse a respeito de uma Congregação que havia em Cachoeiro de Itapemirim, as Irmãs de Jesus na Eucaristia. Era uma Congregação de fundação brasileira e capixaba, irmãs de vida simples e com trabalho voltado para os pobres e em colégio. Me orientou a participar de um encontro em Jerônimo Monteiro e que lá poderia conhecer melhor a Congregação. Fui participar desse encontro e lá conheci a Irmã Enédia Caliman que, ao expor o carisma da Congregação, me encantou pela simplicidade, pelo amor com que ela falava da Madre Gertrudes de São José, fundadora da Congregação e o fato da Congregação ter o carisma Eucarístico e trabalhar com educação. Pronto! Estava diante do caminho que Deus apontava para mim. Fiz o acompanhamento vocacional durante 6 meses e, no dia 4 de fevereiro de 1991, ingressei na Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia como Postulante, em Colatina/ES. Durante o ano, fui conhecendo melhor a Congregação e trabalhando o chamado de Deus em minha vida. Ajudava na Obra Social Pio XII, como professora de datilografia, e nas atividades com as crianças eu ministrava as oficinas, assim como acompanhava as Irmãs nos atendimentos às comunidades da Paróquia da Catedral. Em 1992, fui admitida ao Noviciado, no bairro PTB, em Betim/MG. Esse é um tempo mais dedicado à oração, aos estudos da Congregação e da Vida Religiosa e, quando possível, acompanhava as comunidades da Paróquia Imaculada Conceição. No ano seguinte, fiz meu estágio vocacional em Teófilo Otoni/MG, ajudando na catequese, juventude, liturgia e visita às famílias. Tempo muito importante onde fui configurando a missão congregacional com minhas aptidões. 



Em 31 de janeiro de 1994, no Centro de Formação Martina Toloni, em Vila Velha/ES, professei os primeiros votos, sendo acolhida como Juiniorista na Congregação. Fui enviada em missão para ajudar na formação de novas jovens e na pastoral na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Xique Xique/BA, por onde permanecei durante 3 anos. Meu trabalho era voltado para a catequese, juventude e acompanhando às comunidades rurais. Tempo de muitos desafios, principalmente o confronto com a pobreza e a miséria. Depois, retornei para me preparar para fazer a graduação. Passei um tempo em Belo Horizonte/MG, fui para Vitória/ES e, em agosto de 1997, passei a residir em Cachoeiro de Itapemirim/ES, no Colégio Jesus Cristo Rei. Esse tempo foi muito importante para minha formação, pois, na Casa Mãe, pude beber da fonte inspiradora de Madre Gertrudes de São José. Como ela mesma afirma em uma de suas cartas: “A Deus nada é impossível porque Ele é o dono de todos os corações, e pode virá-los como Ele quiser...” Assim, Deus também foi conduzindo minha vida. Meu trabalho missionário no Colégio como professora de filosofia e religião e apoio nas atividades pedagógicas fortalecia ainda mais meu carisma pessoal configurando com o institucional. Ao optar pela Pedagogia, tinha a certeza de que, como Madre Gertrudes, acreditava que a educação é sim um espaço transformador e a escola é um espaço propício à missão, principalmente o lugar onde você tem um grande contato com a criança e a juventude. Além dos trabalhos no Colégio, acompanhava uma comunidade de periferia e projetos sociais do Colégio.



Sempre apaixonada pela vida de Madre Gertrudes, seus escritos e a vivência na Casa Mãe, fui dando os passos necessários na minha formação. Após a conclusão da graduação, fui enviada em missão para a comunidade em Teófilo Otoni, onde trabalhei no Centro de Pastoral e como voluntária em uma creche municipal. Depois, fui contratada para coordenar uma casa de apoio a criança em situação de vulnerabilidade. No dia 29 de julho de 2003, em Vila Velha, professei os Votos Perpétuos. Em 2005, fui enviada para o Colégio Nossa Senhora do SS. Sacramento, em Pirapora/MG. Aqui, assumi a missão como vice-diretora e coordenadora pedagógica por 5 anos. Em 2010, assumi a direção geral. Todo o meu trabalho busco realizar a partir do que acredito ser uma escola católica, sempre procurando nos escritos de minha Fundadora inspiração e encorajamento frente aos desafios. Além do trabalho no Colégio que por si já é bem exigente e desafiador, procuro dar uma pequena contribuição na comunidade eclesial da Paróquia São Sebastião como Ministra da Eucaristia, Liturgia e Pastoral da Comunicação. Pela Forania, atuo na Pastoral da Educação e Pastoral Vocacional. Além de auxiliar grupos de jovens, adolescentes e casais com palestras e formação para catequistas. 



Sou muito feliz na minha opção de vida.  Se tivesse que escolher, não teria dúvida de que na Vida Religiosa é o meu lugar. Sou muito realizada no trabalho missionário na educação, procuro estar sempre atualizada, acompanhando as evoluções e mudanças no processo educacional, me sinto próxima aos funcionários, assim como aos alunos. Sei que ainda preciso aprender muito para que a gestão compartilhada possa ser sempre uma realidade em nossa Escola, mais também tenho consciência de que grandes passos já demos. Somos uma escola grande para nossa realidade, com mais de 660 alunos, da educação infantil ao ensino médio, com uma excelente aprovação em vestibulares e em outros processos seletivos, várias premiações no esporte regional, classificações em olimpíadas nacionais do conhecimento e reconhecimento de gestão empresarial Nota 10. Em 2015, passei a coordenar também um projeto social da Congregação “Espaço Madre Gertrudes”, em um bairro de periferia da Cidade. Todo esse crescimento se dá por que somos uma equipe, buscamos o mesmo objetivo e lutamos pelo mesmo ideal a partir do grande Mestre, Jesus Cristo e fundamentada na filosofia de Madre Gertrudes de São José.



“A gratidão é virtude que não pode faltar no coração de uma boa religiosa”. Com essa frase de minha querida Madre Gertrudes, expresso minha gratidão a Deus, por me chamar ao discipulado e me confiar uma missão nesse mundo, não por meus méritos, mas pelo amor que Ele tem por mim. Gratidão a todas as pessoas que me acompanharam, desde minha família às minhas formadoras e ao povo de Deus sempre presente em minha caminhada, à Madre Gertrudes pelo legado deixado a nós e a cada Irmã de Jesus na Eucaristia. Gratidão à Maria, minha companheira de todas as horas na busca da fidelidade a Deus e ao seu Reino.






A você, jovem, que deseja assumir um projeto de vida radical, venha seguir Jesus Cristo, como Irmã de Jesus na Eucaristia.

Irmã Josenira de Souza Rodrigues


Pirapora (MG), 19 de agosto de 2017. 



Um comentário:

  1. Boa Tarde. Irmã Josenira, me lembro tanto de você quando eeu Morava em Carlos Chagas MG. Até fui visitada por você em minha casa.. minha mãe e eu ficamos muito felizes por sua presença. hoje moramos no estado de São Paulo. Há muito tempo. mas jamais me esqueço de você pois é pra mim uma pessoa muito importante. Obrigada por tudo. Com carinho Juliana.

    ResponderExcluir