terça-feira, 5 de setembro de 2017

OFICINAS DE CERÂMICA SÃO ATRAÇÃO NO CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS


Edilene Peris, a Leninha, realizou oficinas para crianças e adolescentes na sede do Santa Isabel F.C., em Bom Jesus do Itabapoana, com o apoio de Cheles Ribeiro, presidente da entidade


No dia 26 de agosto passado, a sede do Santa Isabel F.C. - restabelecida pelo jornal O Norte Fluminense no dia 30 de julho - recebeu uma importante oficina de cerâmica para crianças e adolescentes ministrada por Edilene Peris, a Leninha. 

Esta oficina, também patrocinada pelo jornal, integra o projeto que visa transformar o local em um polo de desenvolvimento cultural.

Edilene Peris é, hoje, uma das estrelas do Circuito Cultural Arte Entre Povos - organizado nacionalmente pelo Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ) - comprometida com a cultura, por onde passa. 

Formada pelo Projeto Roçarte, da Petrobras, na Usina Santa Maria, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), ela foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Lajinha (MG).











Resultado de imagem para lajinha circuito cultural arte entre povos
Movimento que começou em Bom Jesus do Itabapoana, há 8 anos atrás, alcança reconhecimento público em Minas Gerais

CIRCUITO CULTURAL É HOMENAGEADO PELA CÂMARA DE VEREADORES DE LAJINHA (MG)


Iniciado em Bom Jesus do Itabapoana há 8 anos atrás, ocasião em que artistas passaram a se deslocar para outros municípios próximos, levando seu conhecimento e promovendo a integração cultural latino-americana, o 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos alcançou seu ápice neste ano, ao ser homenageado solenemente pela Câmara de Vereadores do município de Lajinha (MG). Por outro lado, a prefeitura não mediu esforços para levar os artistas.

Lajinha (MG), município mineiro localizado na Sera do Caparaó, e que foi gestada a partir de 1882, com a fazenda São Domingos - pertencente a Francisco Tomás de Aquino Leite Ribeiro -  e deu umadá demonstração rara de compreensão da cultura como uma dimensão constitutiva da existência humana, no dizer do filósofo espanhol José Ortega y Gasset.

Deve-se ressaltar que o Poder Público Municipal Lajinhense não mediu esforços para levar os artistas/circuiteiros para seu município, numa belíssima demonstração de fidelidade às melhores tradições mineiras de devoção à cultura como uma necessidade da vida.

O jornal O NORTE FLUMINENSE, ao mesmo tempo que parabeniza todas as autoridades lajinhenses pela competente organização do Circuito Cultural Arte Entre Povos, faz votos de que as oficinas ministrada pelos qualificados artistas da caravana possam deixar, em seu município, sementes vigorosas para a construção de um novo amanhã.









Edilene Peris, a Leninha, foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Lajinha (MG)

Um comentário:

  1. Sou grata ao Jornal O Norte Fluminense e todo o apoio do CCB e também ao Dr.Gino Bastos por esse momento da minha vida, agradeço também à senhora Nelly Idealizadora do Projeto Roçarte que sempre teve muito carinho por mim e acreditou em mim como aluna meu muito obrigada à todos.

    ResponderExcluir