sábado, 30 de setembro de 2017

USINA SANTA ISABEL CONSTRÓI A ESPERANÇA



Enquanto o país vive imerso num persistente pessimismo diante da crise que nos assola, a Usina Santa Isabel, comunidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), dá lição de esperança em dias melhores.

No dia 30 de julho de 2017, por ocasião do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos -evento organizado nacionalmente pelo CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ) - a parceria entre o Santa Isabel F.C., a Associação dos Moradores e o Jornal O Norte Fluminense permitiu o restabelecimento do teto e a reinauguração da sede do clube, em cujas paredes estão fixadas, desde 1962, pinturas do artista plástico baiano Delio Porto - que foram, assim, preservadas.

Por ocasião da reinauguração, foi dado início ao projeto de transformar a Usina Santa Isabel em polo de desenvolvimento cultural. Foram, assim, realizadas duas oficinas: uma de artes plásticas, com o consagrado artista cubano, Francisco Rivero - que possui ateliê em Paris - e outra com o desenhista bonjesuense Gerson Carlota.

O projeto prosseguiu ontem, dia 29 de setembro, com outra oficina de Francisco Rivero, em sala do Colégio Estadual e Municipal Alcinda Lopes Pereira Pinto, que se uniu à parceria entre o Santa Isabel F.C., a Associação dos Moradores e Jornal O Norte Fluminense.

Após esta oficina, pode-se dizer que o indicativo é dos mais promissores, demonstrando que a união da comunidade em ideais nobres, pode superar a desesperança.

Em outubro, este grupo de alunos deverá realizar um mural no educandário, sob a supervisão de Francisco Rivero. Além disso, estão previstas outras oficinas que devem impactar positivamente a comunidade.

























Parceria entre o Santa Isabel F.C., a Associação dos Moradores, o Jornal O Norte Fluminense e o Colégio Estadual e Municipal Alcinda Lopes Pereira Pinto traz esperança de dias melhores


















QUEM É FRANCISCO RIVERO

José Francisco Rivero Castellanos nasceu em Havana, Cuba. É pintor, ilustrador e artista gráfico, graduado no Instituto Superior de Desenho de Havana. Realizou desenhos e ilustrações para editoras em Cuba, Nigéria, França, Grécia, Canadá, Rússia, Alemanha e Espanha.

É autor de murais nos seguintes países:

- Bélgica - Universidade de Louvain la Neuve.
- Espanha - Serrada. Provincia de Valladolid.
- França - Valence, Grenoble, Colmar, Sarreguenines, Pierralatte, Rives, Orsay, Toulouse.
- Andorra - Esclades Engordany, Ordino.
- Itália - Arezzo.
Realizou numerosas exposições individuais na França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Andorra, Lituânia e Macedônia (ex-Iugoslávia).

Exposições realizadas:

2009/2010:
- V Exposição Internacional de Arte em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, Brasil.
- Exposição Individual na Faculdade de Artes e Filosofia (FAFI) em Vitória, ES, Brasil.
- Exposição Individual “Marronage en Monmartre”, Maison Victor Hugo, Havana, Cuba.

2008/2009:
- Exposição Individual “Preto-Branco” no Museu Galeria Antanas Moncys, em Palanga, Lituânia.
- Exposição Individual “Preto-Branco” na Galeria XX2, Vilnius, Lituânia.
- Exposição Individual “De um país ardente”, Espaço Paul Jargot, Ville Crolle, Isère, França.

2007:
- Exposição Individual “Em junho como em janeiro”, Galeria La Buissonnière, Paris, França.

2005:
- Exposição Individual “A Festa”, Galeria La Buissonnière, Paris, França.

Atualmente trabalha em Paris - França.

Pode-se conferir um pouco de sua arte no blog






Nenhum comentário:

Postar um comentário