sexta-feira, 13 de maio de 2022

Dr Rubens da Costa Filho é reeleito presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Dr Rubens Lopes da Costa Filho, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro e um dos vice-presidentes da CBX, e Jailton da Penha, presidente da Liga Bonjesuense de Desportos

  

Foi reeleito presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, por aclamação, o Dr. Rubens Lopes da Costa Filho, sobrinho-neto do Gal. Fernando Lopes da Costa, um dos fundadores do Olympico FC.  Além disso, Dr Rubens foi eleito, também por aclamação, como um dos vice-presidentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Em 2018, ocorreu o primeiro encontro entre o Dr. Rubens e Jailton da Penha, ícone do futebol bonjesuense e presidente da Liga Bonjesuense de Desportos.

Jailton sempre recorda das conversas mantidas com o presidente da Federação: "O Dr  Rubens sempre lembra do Estádio do Olympico, que leva o nome do seu tio-avô. Ele costuma contar o seguinte episódio: 'Meu tio, que foi um dos fundadores do Olympico FC, começou, no exército, com a patente de Tenente, chegando até General. Interessante que, a cada promoção que ele recebia, o nome do estádio era alterado, até chegar a General Fernando Lopes da Costa' "

Jailton da Penha tem mantido acesa, com dedicação e idealismo, a chama da glória do futebol do passado, que nunca se apaga.

No próximo dia 28 de maio, terá início o Campeonato de Ligas Municipais, promovido pela Federação, com jovens de até 15 até 17 anos. O Olympico, na categoria Sub 17, representará a Liga e o futebol bonjesuense.

Dr. Rubens e Jailton da Penha são a personificação da glória do passado, da necessária transformação do presente, e da esperança no futuro.


O presidente Rubens Lopes com o vice, Plínio Jordão, a Dra. Rita Trindade, diretora de registro de atletas da entidade (segunda, da esquerda para a direita), com  os presidentes de Ligas, incluindo Jailton da Penha, e lideranças esportivas, em Italva, no dia 11 de maio


Extraído do blog do Espaço Cultural Luciano Bastos(www.espacoculturallucianobastos.blogspot.com)


COMO FOI FUNDADO O OLYMPICO FC

          Diz o sr. Abílio Castro: “Numa noite do dia 23 de março de 1914 eu e o então 2º Ten. Do Exército, Fernando Lopes da Costa, acabávamos de jogar uma partida de bilhar francês, no bar do nosso amigo Manoel da Silva Belido (era mais ou menos cerca das 10 horas da noite) quando após a partida, ficamos conversando e trocando idéias.
          O Tte. Fernando perguntou por que não criávamos um clube recreativo em Bom Jesus. Isso foi numa segunda-feira, me lembro bem. Lembrei então de fundarmos um clube recreativo de danças, porém o Tte. Fernando achou que deveríamos fundar um clube de futebol que era mais interessante, pois no Rio tem vários clubes, disse ele, como o Flamengo, Fluminense, Andaraí, S. C. Brasil, América e outros. 
          Decidimos, então, organizar um clube. Nesse momento chegou o Dr. Walter Franklin, dentista e amigo, aparentado da família Carlos Firmo, que apoiou a ideia. Vamos fundar o futebol mesmo, disse. Passamos a escolher o nome para o clube. O Tte. Fernando lembrou que o futebol tinha sido criado pelos olímpicos, dando a ideia de colocar o nome de Olympico. Eu apoiei a ideia, pois não entendia muito disso. Apoiava porque era um engrandecimento para o lugar."



Nenhum comentário:

Postar um comentário