segunda-feira, 17 de julho de 2023

Aos dignos e canalhas!


Uma obra rara compõe a biblioteca do saudoso Luciano Augusto Bastos e do Espaço Cultural Luciano Bastos: "Libertas", escrito por Porphirio Henriques Filho, em março de 1939, em comemoração à segunda e definitiva emancipação de Bom Jesus do Itabapoana, que ocorreu no dia 1o./01/1939, em decorrência de Decreto-lei do Interventor Federal Ernani do Amaral Peixoto.

Ele foi, também, o autor do consagrado livro "A Terra da Promissão", que conta a história de Itaperuna.

Porphirio relata, em seu texto histórico, intitulado "Aos leitores", que "arrostei com dificuldades e, como sempre, venci o pessimismo de muitos e a perfídia de alguns que, me desejando colocar no baixo plano moral em que vivem, faziam obra de derrotismo contra o meu trabalho, dizendo que ele jamais viria à publicidade ".

"Os leitores não encontrarão neste ÁLBUM um trabalho gráfico perfeito, mas hão de notar nele, entretanto, um índice histórico e o produto de um esforço honrado".

"Era do meu propósito fazer uma obra exclusiva do novo município de Bom Jesus do Itabapoana, como entretanto não logrei o apoio que esperava do governo municipal, resolvi então torná-la extensiva ao município de São José do Calçado, numa justa homenagem ao laborioso povo calçadense, ligado ao de Bom Jesus por um intercâmbio cultural..."

"E apesar de viverem esses dois municípios interestaduais, grandes centros de cultura e trabalho, eternamente separados pelas águas mistas de silêncio e orquestração do rio Itabapoana, o meu trabalho terá a virtude de estabelecer um elo de ligação entre os que labutam nas terras de Maria Ortiz e os que trabalham nas terras de Benta Pereira, na extensão dos vales itabapoanenses.

Ao final da obra "Libertas", que O Norte Fluminense reproduz nesta postagem, Porphirio concluí: "Era o que eu tinha a dizer aos dignos e canalhas. Aos primeiros hipoteco a minha gratidão, para os últimos dou o meu desprezo".


Porphirio Henriques Filho editou a revista histórica sobre a 2a. e definitiva emancipação de Bom Jesus do Itabapoana, outorgada por Decreto-lei do Interventor Federal Ernani do Amaral Peixoto 


Nenhum comentário:

Postar um comentário