sábado, 6 de janeiro de 2024

6 de janeiro: OS 99 ANOS DO HOSPITAL E A ANUNCIADA DEMOLIÇÃO DA FACHADA HISTÓRICA

   



O Hospital São Vicente de Paulo e a Capela de Nossa Senhora do Rosário foram fundados no dia 6/1/1925 


Hoje, dia 6 de janeiro, o Hospital São Vicente de Paulo e a Capela de Nossa Senhora do Rosário completam 99 anos de fundação. 

Ambos foram fundados em 1925, pela Associação São Vicente de Paulo, cujo presidente era o Dr. Diogo Cabral de Mello.

O sentimento, neste momento, contudo, é antagônico.

Por um lado, temos muitos motivos para comemorar e parabenizar os que fundaram o nosocômio, o mantiveram e o mantêm, com dedicação, ao longo dos anos.

Temos que parabenizar os atuais dirigentes, que estão realizando uma transformação extraordinária no Hospital, levando o mesmo a ser referência regional.

As obras, que têm sido admiravelmente contínuas, ampliam consideravelmente os serviços prestados à população bonjesuense e regional, ao mesmo tempo que geram empregos e renda.

A eficiência demonstrada pela atual administração a coloca na história do nosocômio e do nosso município.

Ocorre que não é possível construir uma história demolindo parte da mesma, em especial a da sua origem. A euforia com o desenvolvimento do hospital não pode ofuscar o olhar crítico da sociedade bonjesuense que zela por sua história e por seu patrimônio histórico, que deve ser salientado, possui proteção legal.

Fontes apontam que os administradores  pretendem demolir a fachada histórica,  incluindo a Capela, revelando o desprezo por nosso patrimônio histórico, o desapreço por nossa história, o desdém com nossos nossos valores e o descaso com nossos heróis que, com o apoio de toda a comunidade bonjesuense, fundaram o Hospital São Vicente de Paulo, há 99 anos.

Às vésperas da comemoração do centenário de nossa gloriosa instituição, os administradores pretendem tornar escombros um patrimônio histórico de nosso município.

Repudiamos o dogma detestável de que o capital tudo pode.

Há valores que não são negociáveis! 

Nem se trata aqui, neste momento, de exigir prestação de contas de todos os vultosos valores que são recebidos pelo Hospital, que pertence a toda a coletividade bonjesuense.

O que se trata aqui é de que, lamentavelmente, paralelo à comemoração dos 99 anos de existência, tenhamos que vir externar o repúdio ao propósito infausto de demolição de nosso rico patrimônio histórico e exigir a responsabilização de todos os que apoiarem a eventual consumação do deplorável desatino.


VEJAM COMO FOI A FUNDAÇÃO DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO, HÁ 99 ANOS

  Cesar Ferolla: texto histórico por ocasião da inauguração do Hospital 


No dia da inauguração do Hospital São Vicente de Paulo, César Ferolla pronunciou um discurso histórico, que foi publicado no jornal bonjesuense "Nossa Terra", de 1925, editado por Antônio da Costa Freitas, cujo exemplar íntegra o rico acervo do Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), e do qual aqui reproduzimos uma parte:

"Inaugura-se afinal, hoje, o Hospital São Vicente de Paulo, fato que ansiosamente esperávamos. Trazendo as nossas congratulações aos denodados cavalheiros que a custa de não pequenos esforços conseguiram erigir esse grandioso monumento, é com o maior e sincero prazer que vemos Bom Jesus dotado de uma das maiores instituições que poderíamos imaginar. Uma das maiores sim, porque tudo pode ser dispensado em uma localidade, menos a igreja, a escola e o hospital; a primeira, para a alma, a segunda, para a inteligência, e a terceira, para o corpo. A igreja, graças aos esforços do ilustre amigo e virtuoso Padre Mello, aí está, obra prima de arte e bom gosto; a escola, vêmo-la nos diferentes institutos de ensino, particulares e públicos. Faltava-nos, pois, o hospital: era uma dívida para com os nossos pobres, era um dever a que não se pode afastar todo o povo que se diz civilizado, mas finalmente, eis o pujante, grandioso, e que não sei se é pelo amor que temos à medicina, ciência magna, ou por outra qualquer causa, consideramos iniciada em Bom Jesus uma nova era, farta em bênçãos divinas, e que garantidamente há de ser o reflexo da alma bondosa daqueles que erigiram e hão sustentar a nova casa de caridade...".

O nosocômio e a capela foram fundados pela Associação São Vicente de Paulo, cujo presidente era o Dr. Diogo Cabral de Mello.

Após procissão ocorrida às 16h30min, deu-se início à solenidade de inauguração, ocasião em que o presidente da entidade convidou para a mesa o Reverendo Padre Mello e o Monsenhor Henrique Mourão, Bispo da Diocese de Campos. Fizeram uso da palavra, na oportunidade, o médico Dr. Agenor de Barros, Octacílio de Aquino e Cesar Ferolla. Padre Mello, impressionado com a qualidade dos discursos, solicitou, então, que os mesmos fossem impressos, para divulgação.

A orquestra regida pelo maestro Leopoldo Muylaert abrilhantou o evento.

Ao final, Monsenhor Mourão se disse "impressionado com a demonstração de fé que assistia", afirmando que "a verdadeira caridade é a que se origina do amor de Deus".

Jornal "Nossa Terra", editado por Antônio da Costa Freitas, anunciou a inauguração do Hospital São Vicente de Paulo, em 6 de janeiro de 1925


Nenhum comentário:

Postar um comentário