quarta-feira, 21 de agosto de 2024

"O sucesso da II FLICbonjê", por Alessandra Abreu

 


Alessandra Abreu 

A II FLICbonjê, ocorrida nos dias 08 a 11 de agosto de 2024, foi um evento extraordinário para a cultura local.

Contando com inúmeras atrações, Bom Jesus foi palco de belíssimas apresentações.

Na quarta, dia 07/08, houve a pré-FLIC, com uma apresentação de piano de Luís Otavio Barreto e Allex Petrilo, no hotel São Geraldo, em Bom Jesus do Norte.

Na quinta, dia 08/08, a Feira se iniciou às 14h e, além da exposição com vários autores, tivemos também um Sarau Poético em que os autores se apresentaram e leram suas poesias, um bate-papo com o autor Marcos Bubach, que contou sua trajetória e como fez para publicar seus livros. Logo depois, houve a apresentação da Viagem Musical, com José Antônio Borges Alvarenga. Sua apresentação musical foi encantadora e as pessoas quiseram mais!

Depois, contamos com a presença da Escola de Música MusicArt, que deu um show no piano com seus alunos! O grupo musical Amantes da Arte nos emocionou com sua apresentação e homenagem. Também homenageamos a CIA Musical Corre Coxia. O dia de apresentações se encerrou com a Academia de Letras e Artes do Centro Educacional Batista (ALACEB) nos mostrando como seus alunos são talentosos! Ainda teve a presença dos autores até às 21h, conversando com as pessoas que passavam pela tenda e iam prestigiar os livros.

Na sexta, dia 09/08, foi mais um dia emocionante! A Feira começou às 08h e, às 09h, pudemos contar com as animações de Fábio e Lívia para as crianças, além de uma apresentação de Cristiana Ana Lima e Vera Lúcia Coser com “Flor do Mamulengo”. Logo depois, o grupo GOTTA, de Campos dos Goytacazes, se apresentou e trouxe felicidade para as crianças.  

Simultaneamente, no Espaço Cultural Luciano Bastos, aconteceu a oficina literária com o prof. Adriano Moura e a oficina de audiovisual com Philip Johnston.  

No mesmo horário o ocorreu, no Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, localizado no Sítio Rio Preto, em Calheiros, a comemoração dos 8 anos de fundação da entidade.

No período da tarde, começamos às 13h20 com um bate-papo com os autores Marcos Bubach, Silvana Batista e Marcéu Rosário Nogueira falando sobre a importância das atividades literárias em sala de aula. Logo depois, tivemos uma conversa incrível com a leitora de 11 anos Anelize Teixeira Franco. A seguir, fizemos a revelação dos ganhadores do concurso cultural da II FLICbonjê, com entrega de prêmios para as crianças vencedoras e medalhas para todos os participantes.  

Em simultâneo, no Espaço Cultural Luciano Bastos, houve outra oficina de criação de audiovisual com Philip Johnston. Logo depois, um bate-papo com a autora Silvana Batista sobre o caminho entre escrever e publicar. Para finalizar as apresentações de palco, batemos um papo com o autor José Roberto de Oliveira sobre a literatura poética livre. Os autores ficaram também até às 21h mostrando seus livros.

No sábado, dia 10, pela manhã tivemos a homenagem ao Expedicionário Paulo Moreira, com fixação da placa na rua que o homenageou. A II FLICbonjê continuou no período da tarde, às 13h, com as histórias cantadas e músicas folclóricas com as crianças da Escola de Música JEMAJ. Deu-se início também à exposição dos livros. Às 14h começou o encontro de Academias e Autores, em que cada representante da academia/município/coletivo subiu ao palco, sendo homenageado, e falou um pouco sobre a academia/município/coletivo que o representava. Depois, houve a premiação do concurso de trovas realizado pelo Colégio Estadual Padre Mello e a fundação da União Brasileira dos Trovadores, seção de Bom Jesus, em que ficou estabelecido a seguinte diretoria:

Presidente: Adilson Figueiredo.

Vice-presidente Administrativa: Rosane Brasil Vice-presidente de Finanças: Maria Lúcia Petronilha.

Vice-Presidência de Cultura e de Relações Públicas: Avalenes Maria de Oliveira Secretarioa: Nathyara Teixeira dos Santos Suplente de Diretoria: Emília Maria Saluto Projeto Juventrova, Coordenadora: Érica Costa.

Também houve os agradecimentos aos apoiadores e organizadores. Haveria o momento de entrega dos certificados aos homenageados do evento, mas, devido à chuva, a entrega precisou ser adiada. Os autores também ficaram até o começo da noite expondo os livros.  

Já no dia 11, o último dia da II FLICbonjê, finalizamos no Teatro Cinema Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria. Foi muito emocionante! Depois de anos em espera, finalmente o teatro foi reinaugurado. Um marco histórico que ficará na memória e no coração das pessoas da região. Que esse seja o começo de muitas manifestações artísticas!

Pudemos contar com apresentação musical do pianista Luís Otávio Barreto e com a apresentação teatral do grupo GOTTA. Além disso, tomou posse a diretoria do Teatro Cinema Conchita de Moraes, ficando assim constituída:

Presidente: Jorge Roberto de Almeida  

Vice-presidente: Luis Carlos Robaina de Souza

Tesoureiro: Paulo Cesar Vitorino de Sá  

2º Tesoureiro: Thiago Ribeiro de Almeida

Secretária: Juliana Ferreira da Silva Cerqueira

2ª Secretária: Cláudia Márcia da Silva Machado

Diretora Cultural: Ellen Sheila dos Santos Ferreira

Diretor de Patrimônio: Aldemir Marinato Torres

2º Diretor de Patrimônio: Jussara Duarte Ferreira

Representante da Amizade Teatro Cinema Conchita de Moraes e Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira: André Luiz de Oliveira

Conselho Fiscal

Titulares:  

Maria de Lourdes de Sá Andrade

Alcides Marcos de Barros Guindanha

Hélio Márcio de Azevedo

Silvia Helena Martins

Erli Monteiro

Suplentes:

Marquilane da Silva Almeida

Adenilson Marinato Torres

João Batista Ferreira

Creusa Ferreira  

Sebastiana Silva Ferreira

Além disso, durante a Feira, contamos com a presença da CAES (Casa dos Açores do Espírito Santo) e do Espaço Milfontes.

Não podemos deixar de agradecer aos nossos apoiadores, a todos os autores que participaram, aos artistas convidados, à TV Alcance, de Isac Nascimento, por toda a filmagem, e a todas as pessoas que foram nos prestigiar no evento! Nosso muito obrigada!

Apoiadores: Jornal O Norte Fluminense, ACLAPTCTC, ACALED, Coletivo Tereza de Benguela, Bem-Me-Quer Perfumaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário