quinta-feira, 2 de janeiro de 2014











 Da Série Entrevistas de O Norte Fluminense

UMA NETA DO INTENDENTE MANOEL ANTONIO DE AZEVEDO MATTOS (III)

Ruth Fragoso de Azevedo Silveira


 Os pais de Ruth, José de Azevedo Mattos e Hermínia Fragoso de Azevedo Mattos nasceram em Bom Jesus do Itabapoana. Eles tiveram 5 filhos: Maria Mercês, que casou-se com Nilson Casemiro Campos, Maria José, casada com Ademar Nunes, Branca, que contraiu núpcias com Jesus Viana e Yolanda, que casou-se com José Correia Neto.

"Papai, você é lindo e charmoso. Eu te amo muito, muito mesmo. Um beijo de sua filha que morre de saudades do paizão que você foi para nós" ( Ruth, no álbum de família)
José de Azevedo Mattos e Hermínia Fragozo Mattos, por ocasião das Bodas de Prata, em 30 de dezembro de 1940

Padre Mello compôs versos homenageando o casal, pelas Bodas de Prata: 

" Benditos os que subiram
                            segunda vez ao altar
       demonstrando que viveram
     num consórcio exemplar



Padre Mello compôs versos para a Bodas de Prata de José de Azevedo Mattos e Hermínia Fragozo Mattos


José de Azevedo Mattos e Hermínia Fragoso de Azevedo Mattos e as três primeiras filhas, Maria Mercês, Maria José e Branca. Ruth estava no ventre materno e nasceu 18 dias após esta foto.





Ruth estudou com dona Corina, em Bom Jesus do Norte (ES), quando contava com 5 anos de idade. Posteriormente, estudou na Fazenda São João, localizada próxima ao Monte do Himalaia, em Itaperuna (RJ).

Em 1951, Ruth foi fotografada com várias crianças: cinco sobrinhos e uma prima, Cristina. Uma delas,  se tornaria, tempos depois, em um dos mais destacados magistrados do Poder Judiciário fluminense: dr. Luiz Alberto Nunes da Silva, atual magistrado de Bom Jesus do Itabapoana.


Ruth com seus sobrinhos: Rogério e Paulo Sérgio (em pé), Maria Lúcia, Cristina (prima), Maria Carmem e Luiz Alberto Nunes da Silva, atual magistrado em Bom Jesus do Itabapoana. Foto de 1951



(continua)

ENTREVISTA REPERCUTE NO RIO DE JANEIRO

Familiares de Ruth do Rio de Janeiro. Em pé: Ana Carolina e Rafael, filhos de Beto e Thereza Cristina Duque Estrada dos Santos. Sentados: os irmãos Maria Thereza (Maithê) e Ivan Duque Estrada. Encontro da família ocorrerá em Bom Jesus na próxima Páscoa: promessa de fortes emoções.


Familiares de Ruth Fragoso Azevedo Silveira, que residem em Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, ao tomarem conhecimento da 1a. parte da matéria publicada em O Norte Fluminense, onde viram foto de seu pai, Álvaro Duque Estrada, entraram em contato com a entrevistada e marcaram viagem para Bom Jesus do Itabapoana durante a próxima Páscoa, para um encontro que promete muita emoção.

Casamento de Mercês Maria com Álvaro Duque de Estrada, na casa da família de Azevedo Mattos, em 20 de janeiro de 1924. O pai do noivo, Augusto Duque Estrada, orgulhoso, à frente.


Thereza Cristina, filha de Álvaro, tio de Ruth, assinalou em carta endereçada a Ruth:  "A turma daqui gostou muito de ver o jornal com a história dos antepassados, ver e rever fotos antigas. Lembrar dos bons momentos é sempre bom..." Ao final, se despede, como antigamente: "Beijos carinhosos e a sua bênção".

Thereza Cristina enviou, ainda, para Ruth, as fotos de alguns dos parentes cariocas que virão a Bom Jesus conhecê-la, no próximo ano, e que O Norte Fluminense publica com exclusividade.


  
Três irmãs: Maria Thereza, Thereza Cristina e Maria Graça Duque Estrada


   




Nenhum comentário:

Postar um comentário