segunda-feira, 21 de abril de 2014

DESAPROPRIAÇÃO DO MONTE LÍBANO: GOVERNADOR PEZÃO E PREFEITA BRANCA MOTTA CUMPRIRÃO PROMESSA?


Desapropriação do prédio Monte Líbano: Governador Pezão e Prefeita Branca Motta cumprirão promessa?



No dia 12 de dezembro de 2012, o site da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana postou matéria com o seguinte título: "Reunião avança na desapropriação do Cine Monte Líbano".

Segundo o texto, "as negociações para a desapropriação do prédio do antigo Cine Monte Líbano, no centro de Bom Jesus do Itabapoana, tiveram um grande avanço nos últimos dias". Restou salientado, outrossim, que " a desapropriação inclusive já foi decretada oficialmente pela Prefeita Branca Motta, no último dia 21 de novembro, transformando o prédio em imóvel para fins de utilidade pública".

A matéria registrou que tanto a prefeita Branca Motta como o secretário Sávio Sabóia "ficaram entusiasmados com o resultado da reunião", e que " o projeto prevê a transformação do local num espaço destinado à cultura e arte e oferecer aos bonjesuenses e visitantes diversas atividades culturais e artísticas, inclusive com a realização de oficinas de arte e música".

A matéria menciona a visita do então governador Sérgio Cabral ao prédio histórico: "Em abril de 2010, em visita a cidade, o Governador Sérgio Cabral, esteve no antigo cinema e ficou encantado com a arquitetura e a beleza estética do prédio que tem capacidade para até 1.000 pessoas. Na oportunidade o Governador se colocou à disposição para uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a realização das obras de restauração e revitalização do prédio histórico".

O texto finaliza: "O Cine Monte Líbano foi inaugurado no dia 14 de agosto de 1950. São 62 anos de história. Construção que marcou a arquitetura da cidade foi o primeiro edifício da região, uma construção impecável que nada devia aos melhores teatros da capital. O local recebeu os maiores nomes do teatro e da música brasileira. Na época de sua construção estima-se um investimento de CR$ 3.000.000,00 (três milhões de cruzeiros).

O Cine Monte Líbano foi fechado no ano de 1989. O Jornal a Voz do Povo noticiou o fechamento do cinema em 18 de março de 1989 com o titulo 'Fechou o Cine Monte Líbano'.


Em 2002, foi protocolado junto a Secretaria Estadual de Cultura o pedido de tombamento do Cine Monte Líbano e na data de 19 de novembro de 2002 foi publicado no Diário Oficial do Estado RJ o tombamento provisório pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
".


Passado mais de um ano do ato municipal que deu início ao processo de desapropriação do Monte Líbano, sem qualquer notícia sobre a consumação da aquisição do prédio histórico, resta saber se a iminente saída da prefeita Branca Motta do cargo de prefeita municipal servirá como desculpa para a não realização do que prometera.

Resta saber, ainda, se a posse de Luiz Fernando Pezão como governador, ocorrida no dia 4 de abril passado, servirá também como pretexto para o não cumprimento da promessa do ex-governador Sérgio Cabral, em abril de 2010 segundo a notícia da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana: " Na oportunidade o Governador se colocou à disposição para uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a realização das obras de restauração e revitalização do prédio histórico".

http://bomjesus.rj.gov.br/menu-noticias/180-reuniao-avanca-na-desapropriacao-do-cine-monte-libano.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário