domingo, 27 de julho de 2014


A CASA ONDE RESIDIU BOANERGES BORGES DA SILVEIRA E MARIA DO CARMO SILVEIRA, A BILUCA



Casa, em Bom Jesus do Itabapoana, onde Boanerges Borges da Silveira e Maria do Carmo Oliveria, a Biluca, residiram (Acervo Áureo Fiori)



Na cidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Boanerges Borges da Silveira e Maria do Carmo Silveira, a Biluca, residiram em uma residência localizada na Praça Governador Portela.

Boanerges Borges da Silveira. Foto de A Voz do Povo, em 1933


Na sala da casa, Boanerges estabeleceu um escritório onde oferecia consultoria jurídica. Sua residência propriamente dita ficava localizada na parte dos fundos. Quem nos informa isso é João José Assad, que recebeu orientações jurídicas do pai dos governadores Roberto e Badger Silveira. Conta ele:

"Boanerges era grande conhecedor da área jurídica e eu costumava frequentar sua casa para tirar dúvidas, uma vez que eu era estudante de direito. Ele me atendia com total disponibilidade. Recordo-me que, certa vez, idealizei conseguir a naturalização de meu pai, Alexandre José Assad, que era libanês. Boanerges analisou o caso e concluiu que essa seria tarefa difícil, devido à  burocracia na capital federal. Por sorte, contudo, uma lei estabeleceu que, por ocasião da promulgação da Constituição Federal de 1936, quem fosse estrangeiro, tivesse propriedade e filho no Brasil, poderia obter a cidadania brasileira. Assim, através de medida judicial, consegui a naturalização de meu pai que, graças a isso, pôde votar, anos depois, em Roberto Silveira para governador". 

João José Assad recebeu orientações de direito de Boanerges Borges da Silveira em sua residência

Leonídia Abreu dos Santos Silva, afilhada de Boanerges,  por sua vez, visitou referida casa, quando era criança. Afirmou ela:  "Recordo-me que mamãe me trazia para vê-los (Boanerges Borges da Silveira e Maria do Carmo da Silveira, a Biluca), na casa localizada na Praça Governador Portela. Eles tinham um funcionário chamado Zezinho. Ele era baixinho. Quando chegávamos, padrinho Boanerges mandava o Zezinho comprar balas para mim. Eu tinha cerca de 8 anos. As balas vinham em sacola de papel. Eles sempre tinham um presente para mim. Biluca sempre dava um tecido para que minha mãe fizesse uma roupa para mim. Minha mãe era costureira".


Leonídia Abreu dos Santos Silva visitou a casa de Boanerges e Biluca, quando era criança




Via onde estava localizada a residência de Boanerges Borges da Silveira (Acervo Áureo Fiori)


O Varejão Supermercados está estabelecido onde, outrora, foi a residência dos pais dos governadores Roberto e Badger Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário