sábado, 26 de julho de 2014


O CURTO-CIRCUITO DA PREFEITURA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA E DO GOVERNO DO ESTADO

Placa afixada em período eleitoral: um inexistente Circuito Religioso




A palavra "circuito" costuma ser utilizada como referência a um itinerário organizado na seara de determinada atividade. Assim, temos, como exemplo, o Circuito Cultural Arte Entre Povos que, neste ano, entre os dias 7 de agosto e 19 de setembro, em sua 5a. edição, levará um certo número de artistas a percorrerem vários municípios de quatro estados, estimulando a integração cultural.



Em Bom Jesus do Itabapoana, as atividades ocorrerão entre os dias 7 de 10 de agosto.

 

 O próprio 2o. Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana, que ocorrerá no dia 10 de agosto, constitui um circuito, uma vez que, de modo organizado, pessoas serão levadas a visitarem diversos locais de interesse histórico e cultural de nosso município.



Um dos elementos que  caracteriza um circuito, portanto, é esta organização de itinerário, onde as pessoas são levadas a percorrerem vários locais.

Por outro lado, diz-se que quando há falta de inteligência, a esperteza se manifesta.

A prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana, desde o ano passado, passou a utilizar algumas manifestações católicas do município, como integrantes de um inexistente "circuito religioso".

É como se alguém quisesse, por exemplo, afirmar que em Bom Jesus do Itabapoana há o "circuito das águas", simplesmente devido ao fato de nosso município contar com rio, riachos e cachoeiras.

A prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana e o governo do Estado utilizam, portanto, a denominação  "circuito religioso" como mero  artifício de retórica.

Indague-se ao romeiro que participa da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, entre Calheiros e Arraial Novo (local a que alude a placa) se ele se considera participante de um circuito religioso. Isso soará como ofensa à sua fé.


Com efeito, o romeiro  ao participar de uma Romaria, manifesta sua fé íntima, a vivencia. Ao contrário do turista, que se limita a observar o evento.

O fato é que não existe o divulgado Circuito Religioso em Bom Jesus do Itabapoana, seja qual for o prisma com que se analise a questão. Não há Circuito Religioso pela ótica do cristão que participa dos eventos religiosos, e não existe Circuito Religioso sob a concepção de arregimentação de turistas para acompanharem os eventos religiosos locais.


Diante do curto-circuito da inteligência, só resta usar a esperteza.









Nenhum comentário:

Postar um comentário