sexta-feira, 25 de julho de 2014



A VISITA DE ROBERTO SILVEIRA A ROSAL


Roberto Silveira e Agostinho Pimenta de Souza (E) no distrito de Rosal, em 1959 (acervo de Edesio Machado de Souza)





Por ocasião da inauguração da 1a. barragem da Usina Franco Amaral, zona rural de Bom Jesus do Itabapoana, em 1959, o governador Roberto Silveira esteve no distrito de Rosal.

Na oportunidade, o governador esteve na residência de Nelcy Gonçalves Padilha e Francisco Ramalho Padilha, do qual foi padrinho de casamento, juntamente com sua esposa, Ismélia Saad. 

Foi ali que ocorreu a foto acima do governador com Agostinho Pimenta de Souza, pai de Edesio Machado de Souza, um dos dirigentes da AAGRBS (Associação dos Amigos dos Governadores Roberto e Badger Silveira).



Nelcy Gonçalves Padilha:"Roberto Silveira  engrandeceu o PTB"


A reportagem de O Norte Fluminense esteve à mesma casa visitada por Roberto Silveira, cinquenta e quatro anos depois. Lá, encontrou com Nelcy que afirmou:"Meu pai, Nelson Gonçalves, era muito amigo de Roberto Silveira. Ele, juntamente com Agostinho Pimenta e Jocylen Machado fundaram o PTB em Rosal. Era um partido muito pequeno em relação ao PSD, que contava com Abílio de Sá Viana, e em relação ao UDN, de Jair Fitaroni. Foi Roberto Silveira quem fez o PTB crescer".



Vagner Gonçalves Padilha e o "até a volta" de Roberto Silveira

O Norte Fluminense colheu, também o depoimento de Vagner Gonçalves Padilha, primogênito do casal rosalense: " Eu tinha 12 anos de idade e estava imobilizado na cama, por causa da hepatite. Na ocasião, Roberto estava acamado em decorrência dos ferimentos. Recordo-me que meu pai, quando acordou naquele dia, disse para minha mãe: -Nelcy, Roberto morreu. Minha mãe respondeu que não, pois ele estava no hospital. Meu pai disse então: - Sonhei que nesta madrugada, Roberto chegou à beira da minha cama e fazendo o gesto habitual de levar a mão à cabeça e afastá-la, em seguida, disse: - Até a volta! O fato é que, minutos depois, veio a notícia do falecimento de Roberto."

A casa de Nelcy e Francisco visitada por Roberto Silveira há 54 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário