domingo, 17 de agosto de 2014

INAUGURAÇÃO DO MUSEU DA CERÂMICA



Foi inaugurado, com empolgação, no dia 9 de agosto, durante o 5o. Circuito Cultural Arte Entre Povos, em Bom Jesus do Itabapoana, o Museu da Cerâmica. No local, funciona a Cerâmica Bom Jesus, fundada por Floriano Teles Guimarães em 1937 e, atualmente, está sob a administração de seu sobrinho, Nivaldo Braga Guimarães.





O Museu conta em seu acervo com um forno e um torno mecânico da década de 1930, entre outros. Compõem o acervo, ainda, uma telha rara, feita no século XIX, na coxa de escravos, e tijolos da década de 1940.



Nivaldo, sua mãe, Neide Braga Guimarães, Ana Maria Silveira e Wilma Martins Teixeira Coutinho
O evento contou com a presença de Ana Maria Silveira, Maria Cristina Silveira e Badger Silveira Filho, filhos do ex-governador bonjesuense Badger Silveira, e Wilma Martins Teixeira Coutinho, que trabalhou no gabinete dos governos Roberto Silveira e Badger Silveira.


Badger Silveira Filho e o forno da década de 1930


O sonho de tornar o Museu um pólo cultural move o proprietário da Cerâmica, Nivaldo Braga Guimarães, e o professor pernambucano Daniel de Lima, que dá aulas no Projeto Roçarte, mantido pela Petrobrás, na Usina Santa Maria.



Acervo conta com tijolos da década de 1940 e telha do século XIX, produzida na coxa de escravos




Filtro da década de 1940 produzido na Cerâmica Bom Jesus pertenceu ao casal Francisco Moraes Borges e Odete Tavares Borges e foi transformado em adorno
























OFICINA DE CERÂMICA

Após a inauguração do Museu, o professor Daniel de Lima ministrou concorrida oficina de Cerâmica, que terá continuidade ao longo do ano. Contatos para a inscrição nas oficinas podem ser efetuados através do telefone 22-3835-3087 ou pelo e-mail circuito.cultural@yahoo.com.


Alunos do Projeto Roçarte, Nelly de Carvalho, presidenta da ABA (Associação Bonjesuense dos Artesãos) e implementadora do Projeto Roçarte em Bom Jesus, profa. Suelena Fiori, Wilma Martins, Ana Maria Silveira, Neide Braga e professor Daniel de Lima
Ana Maria Silveira, Wilma Martins e Nivaldo Braga




Oficina de cerâmica com o professor Daniel de Lima



Entusiasmo permeou a inauguração do Museu da Cerâmica







2 comentários:

  1. Olá Sr. Nivaldo. Excelente trabalho no blog. Parabéns.
    Nivaldo se você me permitir gostaria de fazer uma observação sobre a telha "Coxa". Até por volta de 1830/60 as telhas realmente eram feitas nas coxas somente das escravas, isto é a placa de argila era colocada sobre a coxa, mas por volta da metade do século 19 foi proibida essa atividade e foi criada formas de madeira que se apoiavam sobre as pernas ou sobre uma base qualquer, sendo assim devemos considerar que as telhas anterior as década de 19640/60 elas passaram a ser formadas sobre forma e não mais sobre as coxas das escravas. Pesquise mais a fundo se você quiser, assim o conceito de telha "Coxa" vai mudar um pouco...espero ter cooperado com seu magnifico trabalho. marco machado

    ResponderExcluir