sábado, 31 de janeiro de 2015

O CAXAMBU DE BOANERGES BORGES DA SILVEIRA






Estelita Maria da Conceição Caetano era escrava bonjesuense da região de Calheiros, distrito de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), e foi comprada pelos portugueses da família Machado, para amamentar seus filhos na Fazenda da Serra, no Alto de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Lá chegando, casou-se com Canuto, escravo "forro".


Canuto, que nasceu no cativeiro, na Fazenda da Serra, em Alto São Vicente, Cachoeiro de Itapemirim (ES), casou-se na época da escravatura, com a bonjesuense Estelita, comprada em Calheiros, distrito de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), para amamentar os filhos de portugueses


Esta história é contada por seus netos Canuta, Pedro Paulo e Hildo, que afirmaram que "após Estelita casar-se com Canuto, o casal fixou-se na região hoje conhecida como Comunidade Quilombola São Sebastião de Vargem Alegre.

Posteriormente, Guilhermina Mendes de Souza, irmã de Estelita, veio de Bom Jesus com seus filhos, assim como Antônia Mendes de Souza Caetano", mãe de Canuta, Pedro Paulo e Hildo.

Prosseguem: "A batida do caxambu praticado em Vargem Alegre é diferente dos demais, pois surgiu da fusão do caxambu praticado em Bom Jesus do Itabapoana com o praticado em Cachoeiro de Itapemirim".

O caxambu era praticado em Bom Jesus do Itabapoana, especialmente na Fazenda São Tomé, que foi propriedade de Boanerges Borges da Silveira - e estimulado por ele - pai dos governadores Roberto e Badger Silveira.

Esta "batida diferente do caxambu" será conhecida pelos bonjesuenses e visitantes por ocasião do 3o. Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana, no dia 8 de agosto de 2015  (sábado), a partir das 12h,  no Sítio Rio Preto, onde nasceram os governadores Roberto e Badger Silveira, assim como seus irmãos Maria da Penha, Dinah e Zequinha Silveira, que fez exitosa carreira política no Paraná, onde foi deputado estadual e deputado federal, além de primeiro prefeito do município de Nova Esperança.

Com a aquisição da Fazenda São Tomé, próxima ao Sítio Rio Preto, Boanerges Borges da Silveira passou a realizar festas de confraternização nos fins de semana, apoiando a prática do caxambu.

Segundo Canuta, "será uma emoção para nós. Somos frutos do caxambu praticado por nossos antepassados em Bom Jesus", assinalou.

Canuto faleceu com 100 anos, enquanto Estelita morreu com 130 anos.

Outras histórias da Comunidade Quilombola de São Sebastião de Vargem Alegre serão contadas por O NORTE FLUMINENSE em futuras postagens.




O NORTE FLUMINENSE esteve na Comunidade Quilombola de São Sebastião de Vargem Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim (ES)




Nenhum comentário:

Postar um comentário