sábado, 3 de janeiro de 2015

"O Charlatão", de Padre Mello, é doado ao ECLB





Joana D'Arc Alves Machado doou ao ECLB uma obra rara de Padre Mello: "O Charlatão", de 1940, impresso pela Typographia Almeida.

Esta obra integrará o livro "Obras de Padre Mello", 4º volume da Coleção Literatura Bonjesuense, que será lançado e distribuído gratuitamente pela Editora O Norte Fluminense, no dia 7 de agosto, às 20h, no Auditório Dona Carmita do ECLB.

O objetivo da publicação é dar conhecimento à comunidade, da obra literária desse pensador universal que fincou raízes em nossa terra.

Joana D'Arc cedeu, ainda, cópia de exemplar do livro "Padre Mello Prosa e Versos. Um gênio da civilização e da Cultura", da Coleção "Páginas Memoráveis de Bom Jesus do Itabapoana", de autoria de Delton Mattos.

Delton de Mattos: um dos grandes nomes da literatura bonjesuense e nacional


Por fim Joana D'Arc doou, ainda, ao ECLB, outros raros exemplares escritos por Padre Mello, que, contudo, já constavam do acervo da entidade: "O Padre", "Somos Todos Operários" e "Vitória do Gênio".

Padre Antônio Francisco de Mello é oriundo da arquipélago de Açores, Portugal. Veio para o Brasil em 1885, acompanhado de sua mãe Roza Maria de Pimentel.  

O bispo Dom Francisco do Rego Maia nomeou-o, então, pároco de Sapucaia (RJ). Engenheiro, orientou na construção de casas e estradas. Possuía, ainda, conhecimentos de agronomia, o que o que permitiu que ensinasse a plantar café e cereais. Após o falecimento de sua genitora, solicitou transferência de paróquia, vindo para Bom Jesus do Itabapoana no ano de 1899, onde permaneceu até 13 de agosto 1947, dia de seu falecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário