quinta-feira, 16 de abril de 2015

LAJE DO MURIAÉ (RJ) PREMIA OS MELHORES DE 2014







A Casa da Cultura Dr. Manoel Ligiéro, em Laje do Muriaé (RJ), foi palco, no dia 11 de abril, da premiação dos "Melhores do ano de 2014",  evento da Senadoria Cultural do Estado do Rio de Janeiro, junto ao CSCL (Congresso Sociedade Cultura Latina – Seção Brasil), que tem Agostinho Rodrigues como Senador da Cultura. 
 
Esta foi a segunda vez consecutiva que o evento ocorre em Laje do Muriaé (RJ), o que revela o prestígio da ativista cultural lajense Maria Beatriz Silva. A organização contou com o apoio do Centro Cultural Maria Beatriz, do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro) e da animação cultural do CIEP Brizolão 343 (Zacarias e Maria Antonieta), dirigido por Robson Terra.
  


Público presente na Casa de Cultura dr. Manoel Ligiéro




O Congresso da Sociedade de Cultura Latina - Seção Brasil, presidido por Maria Aparecida de Mello Calandra, foi fundado no dia 24 de julho de 1988, em São Paulo. É uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo principal difundir, divulgar e, primordialmente, lutar pela democratização da cultura brasileira. 

Agostinho Rodrigues, Senador de Cultura, é um dos destaques da entidade na luta pela valorização de artistas e intelectuais que, muitas vezes, são desconhecidos ou ignorados.

 

A ativista cultural Maria Beatriz Silva, por sua vez, nascida no dia 13 de maio de 1962, em Laje do Muriaé, é referência da cultura no município. Poetisa, escritora, trovadora, antologista, artesã e desenhista, entre outras habilidades na área cultural, usa para assinar seus textos literários o pseudônimo Flor de Esperança. Fundadora e diretora do Centro Cultural Maria Beatriz, exerce, atualmente, o cargo de diretora da Casa da Cultura dr. Manoel Ligiéro, mantida pelo município. Foi nomeada, por ocasião do evento, Assistente Cultural do CSCL, recebendo o Troféu de Reconhecimento “Baluarte das Letras e Artes".


Maria Beatriz e Senador Agostinho Rodrigues


A cantora lírica Anatasha Meckenna  fez a abertura do evento com apresentação que contagiou a todos. Estiveram presentes no evento, entre outras autoridades, Roberto Pinheiro Acruche, assessor da Senadoria, natural de São Francisco do Itabapoana (RJ) e presidente da Academia Pedralva Letras e Artes e Eliane Mariath Dantas, comendadora e presidenta da ALAP (Academia de Letras e Artes de Paranapuã).

Entre os estrangeiros radicados no Estado do Rio de Janeiro, foram homenageados o artista plástico cubano Francisco Rivero e a documentarista peruana Rocio Salazar. O maestro bonjesuense De Paula foi o destaque na categoria de "musicista".

Seguem flagrantes do memorável evento. 

 









































Maria Beatriz da Silva e Venina Aparecida Rocha Freitas: ativistas lajenses que elevam o nome de Laje do Muriaé 

3 comentários:

  1. Agradecemos a este renomado jornal (O Norte Fluminense), por colocar visível o nosso trabalho.

    Centro Cultural Maria Beatriz
    Laje do Muriaé (RJ)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei Muito Feliz por ser lembrado nesse grande evento como um dos melhores de 2014 na categoria Musicista Agradeço Ao congresso da sociedade da CULTURA LATINA a Maria Beatriz e o Jornal Norte Fluminense

    ResponderExcluir