sábado, 25 de abril de 2015

Conheça um pouco mais do sul do Brasil



                                                                        Gustavo  Souza







Pra quem gosta de viajar, conhecer outros lugares e aprender novas culturas, o sul do Brasil é logo ali.
O nosso trajeto começa na capital do Rio Grande do Sul e vai subindo, literalmente, montanha acima.
A Metrópole número 1 em qualidade de vida do Brasil, segundo a ONU, Porto Alegre ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar. Além de ser uma das cidades mais arborizadas e alfabetizadas do país. Para quem procura descanso, novas culturas, aventura e uma gostosa culinária, basta dar uma voltinha pela cidade para encontrar tudo isso.

Para conhecer um pouco mais o estado, que tal aproveitar o que a serra gaúcha tem para oferecer?
A serra deles não é muito diferente da nossa. Faço referência a Petrópolis e Teresópolis. Tão bonita quanto. 

Está certo que os cariocas foram presenteados com uma beleza natural divina: o dedo de Deus. Mas os gaúchos souberam suprir essa falta e também fizeram uma serra magnífica. 

No vale dos vinhedos, como é conhecido essa região, por abrigar cerca de 30 vinícolas, ficam Bento Gonçalves,GaribaldiCarlos Barbosa e Nova Prata.

Todas essas cidades com ótimas curiosidades e atrativos para apaixonados por sabedoria.
Se você busca um passeio a dois, Bento Gonçalves é ideal. Eleita a capital brasileira da uva e do vinho é também considerada uma das mais românticas do Rio Grande do Sul. Perto dela, a mais ou menos 25km, é possível apreciar a paisagem da serra através da ponte do Rio das Antas. Uma das maiores do mundo em arcos paralelos. No local, encontram-se lancherias, tendas de produtos coloniais e artesanatos.

Saindo um pouco do vinho e conhecendo a terra dos espumantes. Garibaldi rodeado por colinas e parreiras, além de arquiteturas típicas européias, remete à região francesa de Champagne e funciona como um cartão de visitas para conhecer as fábricas da glamourosa bebida. 

Já Carlos Barbosa é conhecida como a cidade da faca, do queijo e do futsal. No município fica a sede da indústria Tramontina e da Cooperativa Santa Clara. Trazendo para cidade uma mudança significativa na economia local. As atividades turísticas da região está na natureza, no passeio de Maria Fumaça, nas igrejas, nas festa tradicionais, entre elas, o Festiqueijo.

Por fim, a nossa jornada termina em uma pequena cidade com aproximadamente 22 mil habitantes, segundo a última pesquisa em 2010. O município de Nova Prata recebe forte influência de seus imigrantes Italianos, Poloneses, Alemães, Portugueses e Africanos. A cidade transpira história. 
Basta conversar um pouquinho com algum morador para conhecer um incrível enredo. E para quem gosta de arquitetura, belas igrejas, lá é o lugar ideal. E para fechar o roteiro, que tal tomar um delicioso banho nas águas termais? 

Pouco menos de 5 km da cidade tem um parque que oferece diversos serviços para você relaxar e aproveitar.

Com certeza a serra gaúcha é um ótimo lugar para explorar com a família e amigos.

É um pedacinho do Brasil com uma enorme riqueza para nos mostrar.



Gustavo Souza, 24 anos, nascido em Bom Jesus do Itabapoana, é publicitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário